As interfaces da avaliação na educação infantil

Autores

  • Joselma Salazar de Castro Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Fabrício Zimmermann Souza Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p478

Resumo

O presente artigo debate sobre a temática da avaliação na Educação Infantil e as implicações que esse processo traz ao direito das crianças em viver suas infâncias. Apresentamos a concepção de Educação Infantil, infância e criança, na qual nos aportamos, assim como, um breve histórico do processo de avaliação na Educação Infantil, no momento em que esta, torna-se primeira etapa da Educação Básica. Discutiremos a avaliação como processo inerente à educação das crianças e que, dado a conjuntura política atual, tal processo pode implicar negativamente no direito das crianças viverem a infância ao terem precocizados os processos de aprendizagem pela lógica da escolarização. Desta forma, apresentamos a avaliação de contexto, atualmente estudada por especialistas da área, como um contraponto a avaliações externas e em larga escala.

Biografia do Autor

Joselma Salazar de Castro, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é supervisora escolar na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Santa Catarina.

Fabrício Zimmermann Souza, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis

É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente  é supervisor escolar em uma unidade educativa da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, Santa Catarina.

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Publicado

2017-12-18