Ganhar acesso numa etnografia com crianças em espaços públicos abertos: dilemas de confiabilidade em tempos de risco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p249

Resumen

A etnografia com crianças gera permanentemente dilemas ético-metodológicos que exigem do(a) pesquisador(a) uma postura de reflexividade metodológica acerca dos acontecimentos experimentados e negociados no trabalho de campo. Focalizando a construção de relações com crianças entre 6 e 10 anos nos espaços públicos abertos de uma comunidade piscatória do norte de Portugal, refletem-se neste texto processos de ganhar acesso aos seus mundos culturais e dilemas emergentes em torno da confiabilidade, a propósito: i) da identidade da etnógrafa; ii) dos limites e consequências das confianças tecidas entre as crianças e a etnógrafa. Compreende-se que tais dilemas são agudizados no contexto em que a etnografia acontece, no sentido em que incorporam algumas das complexidades sociais que afetam as experiências da infância nas sociedades ocidentais contemporâneas, interpretadas como “sociedades de risco”.

Biografía del autor/a

Ivana Martins da Rosa, Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora de Educação Física na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina. Graduada em Licenciatura em Educação Física (1995) e Pedagogia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Ensino e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação na Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC-UFSC. Integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância-GEPEI/UFSC.

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto/Portugal

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(1991), graduação em Bachalerato em Educação da Infância pela Escola do Magistério Primário de Aveiro(1983), mestrado em Educação Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade do Porto(1995) e doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Porto(2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Porto, Membro de corpo editorial da Investigar em Educação, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial da Infancias - imágenes, Membro de corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Education (Online), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interação Criança/Criança, Construção Social da infância, Cultura Infantil, Jardim de Infância, Educação. 

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Publicado

2019-11-19