Ganhar acesso numa etnografia com crianças em espaços públicos abertos: dilemas de confiabilidade em tempos de risco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n40p249

Resumo

A etnografia com crianças gera permanentemente dilemas ético-metodológicos que exigem do(a) pesquisador(a) uma postura de reflexividade metodológica acerca dos acontecimentos experimentados e negociados no trabalho de campo. Focalizando a construção de relações com crianças entre 6 e 10 anos nos espaços públicos abertos de uma comunidade piscatória do norte de Portugal, refletem-se neste texto processos de ganhar acesso aos seus mundos culturais e dilemas emergentes em torno da confiabilidade, a propósito: i) da identidade da etnógrafa; ii) dos limites e consequências das confianças tecidas entre as crianças e a etnógrafa. Compreende-se que tais dilemas são agudizados no contexto em que a etnografia acontece, no sentido em que incorporam algumas das complexidades sociais que afetam as experiências da infância nas sociedades ocidentais contemporâneas, interpretadas como “sociedades de risco”.

Biografia do Autor

Ivana Martins da Rosa, Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora de Educação Física na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Santa Catarina. Graduada em Licenciatura em Educação Física (1995) e Pedagogia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Ensino e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação na Universidade do Porto/Portugal. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências- NUVIC-UFSC. Integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Etnografia e Infância-GEPEI/UFSC.

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto/Portugal

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(1991), graduação em Bachalerato em Educação da Infância pela Escola do Magistério Primário de Aveiro(1983), mestrado em Educação Desenvolvimento e Mudança Social pela Universidade do Porto(1995) e doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Porto(2002). Atualmente é professor titular da Universidade do Porto, Membro de corpo editorial da Investigar em Educação, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial do Educação em Revista (UFMG. Impresso), Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Revisor de periódico do Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, Membro de corpo editorial da Infancias - imágenes, Membro de corpo editorial da Revista Portuguesa de Educação, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Education (Online), Revisor de periódico do Educação em Revista (UFMG. Impresso) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Interação Criança/Criança, Construção Social da infância, Cultura Infantil, Jardim de Infância, Educação. 

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Publicado

2019-11-19