Fundamentalismos religiosos e pequena infância: reflexões que importam à educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e74343

Resumen

O artigo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre Fundamentalismos Religiosos e Infância. A pesquisa que o embasa discutiu formas de violências em contextos de fundamentalismos religiosos, em uma perspectiva cultural, histórica e sociológica. Buscaram-se histórias de vida de mulheres que sofreram na infância e adolescência algum tipo de violência em tais contextos. A metodologia valeu-se da criação de um blog para que as pessoas interessadas escrevessem suas histórias sobre violências sofridas em contextos de fundamentalismos religiosos. A pesquisa mostra como diferentes métodos e artefatos funcionam para a introjeção de uma crença e a prática do abuso espiritual, desde a pequena infância. Tal violência, por meio de diferentes tipos de manipulações, fortalece um novo conservadorismo, de caráter teocrático, deixando claro que os fundamentalismos existem porque diversos grupos políticos usam a religiosidade na tentativa de ganhar poder.

Biografía del autor/a

Roselete Fagundes de Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Metodologia de Ensino MEN/CED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012), na Linha de Pesquisa "Ensino e Formação de Educadores". Realizou parte do seu doutoramento na Universidade Eduardo Mondlane - Centro de Estudos Africanos, Moçambique (2010 - bolsista CAPES). É mestre em Educação, na Linha Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí/SC - Univali (2005). Tem especialização em Organização e Recepção de Textos pela Universidade da Região de Joinville/SC (1997). É graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1996). Realizou estágio de Pós-doutorado, 2017 e 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC/CED, na linha de Investigação: Educação e Comunicação, sob supervisão da Profa. Dra. Gilka Girardello, com a temática: Fundamentalismos religiosos sobre meninas e mulheres: aculturação, violências e o papel da educação. É pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte ( NICA-UFSC) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP).

Gilka Elvira Ponzi Girardello, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação. Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado no Programa de Educacao Urbana da City University of New York (Pesquisadora Visitante/Fulbright/CAPES 2010/2) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ( 2011/1). Pesquisa principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formacao de professores.

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Publicado

2021-03-12