A presença masculina de professores de Educação Física na Educação Infantil: da inserção à gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n42p453

Resumo

Historicamente, a Educação Infantil vem se constituindo como um espaço de atuação profissional predominantemente feminino. A Educação Física, por sua vez, tem se mostrado como uma área do conhecimento que possui um número considerável de homens lecionando na primeira etapa da Educação Básica. O objetivo deste artigo é analisar, do ponto de vista das narrativas de professores dessa área, diretores e ex-diretores de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES, como as questões de gênero impactaram na inserção, no reconhecimento profissional e na chegada à função de diretor escolar. Adota-se a Pesquisa Descritivo-interpretativa, com dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física que são ou foram diretores de CMEIs em Vitória/ES. Os dados, analisados em diálogo com a literatura que focaliza as questões de gênero nas relações sociais e educacionais, apontam que a divisão sexual do trabalho e o machismo estrutural são fatores preponderantes para a afirmação e a consolidação dos professores na Educação Infantil, impactando, segundo os entrevistados, nas representações femininas ao considerarem os homens mais aptos a exercerem os cargos de direção nas instituições infantis.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF)

Fernando Torres Otero de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Vitória/ES.

Professor Dinamizador de Educação Física na Educação Infantil de Vitória/ES

Membro do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF)

André Da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Programa do Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF)

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Publicado

2020-11-05