Os discursos sobre crianças e infância em revistas pedagógicas dirigidas à formação de professores: um diálogo entre Portugal e Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e78150

Resumen

O artigo analisa os discursos sobre crianças e infância publicados em revistas pedagógicas dirigidas à formação de professores nas décadas de 20 e 30 do século XX em Portugal e Santa Catarina/Brasil, a Revista Escolar - periódico de circulação em Portugal e a Revista de Educação - periódico de circulação no Estado de Santa Catarina/Brasil. Os estudos historicamente construídos sobre as crianças e a sua relação com a formação de professores fornecem alguns indícios para analisarmos como se deram as apropriações dos conceitos, fazeres e saberes pedagógicos, especialmente aqueles dirigidos à orientação da prática pedagógica por meio das revistas pedagógicas. Como resultado espera-se contribuir para percebermos a importância das revistas pedagógicas na veiculação de saberes pedagógicos produzidos para a formação dos professores.

Biografía del autor/a

Mônica Teresinha Marçal, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Habilitação em Educação Infantil pela Faculdade de Pinhais (2008), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), com doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal no ano de 2015. Atualmente é professor colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, relações de gênero, literatura, representação feminina, artes, perspectiva histórico cultural e estágio curricular supervisionado.

António Gomes Alves Ferreira, Universidade de Coimbra

António Gomes Alves Ferreira – António Gomes Ferreira é Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor e Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE). (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Desde 2009 e até 2015 foi subdiretor desta Unidade Orgânica da UC tendo ainda sido o e de responsável pelo Serviço da Qualidade Pedagógica. Tem integrado vários projetos de investigação de entre os quais se podem destacar os atuais com financiamento: EDUCAÇÃO CONTÁBIL NO SERTÃO E LITORAL DA PARAÍBA: o ensino comercial tem história; Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX; Situação de sem abrigo e inclusão social: o valor do trabalho e das relações; Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986). Tem sido coordenador de vários cursos, nomeadamente do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional e do Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem integrado várias comissões de eventos científicos e participado regularmente em congressos nacionais e internacionais. Integra igualmente comissões de várias revistas da área da educação. É autor de livros e de dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Fonte: Plataforma DeGóis. Disponível em http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9721435181443633

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Publicado

2022-03-21