Impactos da pandemia de covid-19 na educação infantil em São Gonçalo/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78996

Resumo

O presente artigo busca problematizar e provocar reflexões acerca dos impactos da pandemia do coronavírus na Educação Infantil destinada às crianças pequenas das classes populares que vivem em periferias urbanas da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). Diante do cenário pandêmico e do isolamento social decretado, que implicou no fechamento de creches e pré-escolas, urge interrogar sobre a presença (in)visível de crianças pequenas em São Gonçalo. Do ponto de vista metodológico, trazemos a dúvida como método (GARCIA, 2009) a partir de questões que se intensificam num tempo de incertezas e rompimento de vínculos. Acreditamos que problematizar os impactos da pandemia na vida de crianças pequenas, nos remete ao desafio de investigar que potenciais conhecimentos decorrentes da pandemia do coronavírus podem mobilizar reflexões e práticas favoráveis à educação e ao cuidado das referidas crianças, trazendo questões e ponderações que possam contribuir para um melhor acolhimento e educação das crianças pequenas nas creches e pré-escolas públicas do município.

Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação (1980), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp sob a supervisão da profª. Drª Ana Lúcia Goulart de Faria/GEPEDISC/Unicamp, no período de 2013 a 2014. Atualmente é pesquisadora associada ao Diretório Vozes da Educação: Memória, História e Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/FFP. Foi diretora eleita da Faculdade de Formação de Professores/UERJ no quadriênio 2008-2011, sendo professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora Procientista da UERJ/Faperj desde 1999. É atualmente coordenadora do GT Educação Popular da ANPED(2091-2021) além de ser professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Educação -Processos Formativos e Desigualdades Sociais -PPGedu/FFP/UERJ. Possui experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores(as) de educação infantil, educação popular, direito à cidade e educação da(s) infância(s) em periferias urbanas.

Fabiana Nery de Lima Pessanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação (UERJ - 2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2003). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Atualmente, atua como Pedagoga, Supervisora Educacional e Professora Inspetora Escolar, em redes públicas de Educação Básica. 

Nayara Alves Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP), Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) e em Psicopedagogia (FAMATH). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II. Como professora de educação infantil no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

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Publicado

2021-01-29