Educação higiênica, patriótica e religiosa na constituição histórica da docência na creche em Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2016v18n34p150Résumé
O presente artigo propõe-se analisar a emergência da docência na Educação Infantil no estado de Santa Catarina a partir da Creche Conde Modesto Leal, idealizada por Padre Alberto Kollb e fundada pelo Círculo Operário Católico de Joinville na década de 1930. Uma obra de assistência social e filantrópica mantida pelo Círculo Operário que atendia crianças órfãs e filhos de operários em período integral, sob a coordenação das Irmãs da Congregação da Ordem São Vicente de Paulo. As fontes, a partir das quais foi se construindo este objeto de estudo, constituem-se das Reminiscências para história do Círculo Operário Católico de Joinville, livros, arquivos, atas, fotografias e jornais, pertencentes ao acervo dessa instituição. Objetiva-se com este estudo ampliar o conhecimento acerca da constituição histórica da docência na Educação Infantil a partir das marcas que originaram as profissionais, e que passaram a constituir suas funções sociais como função docente, hoje definidas como professoras da Educação Infantil. Observou-se que o período que inaugura a creche em Santa Catarina foi marcado por alianças entre Igreja-Estado, caridade e filantropia, em torno da educação higiênica, patriótica e religiosa da pequena infância. O caráter religioso e médico higiênico caracterizou-se como algumas das marcas constituidoras da docência.
Références
ALBUQUERQUE, Moema Helena de. Formação docente para educação infantil no Brasil:
configurações curriculares nos cursos de pedagogia. 2013. 193f. Tese (Mestrado em Educação)-
Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis, 2013.
BARBOSA, Maria Carmem. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. MEC: Consultoria
Pública, 2010.
BRASIL. Criado pela Lei nº 2.497, de 24/12/1935. Disponível em:
<http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx?DataPublicacao=19351225&Caderno=Diario
%20Oficial&NumeroPagina=1>. Acesso em: 12 nov. 2012.
CARTA Encíclica RerumNovarum (Sobre a condição dos operários), 15 de maio de 1891.Disponível em:
<http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_lxiii_enc_15051891_rerumnovarum_
po.html>. Acesso em: 30 out. 2012.
CENTRO EDUCACIONAL CONDE MODESTO LEAL. Disponível em:
<http://condemodesto.com.br/historia.htm>. Acesso em: 15 nov. 2012.
BATISTA, Rosa. A emergência da docência na Educação Infantil no Estado de Santa Catarina:
-1949. 2013. 198 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2013.
BONETTI, Nilva. A especificidade da docência na educação infantil no âmbito de documentos
oficiais após a LDB 9394/1996. 2004. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
CAMPOS, Cynthia Machado. Santa Catarina, 1930: da degenerescência à regeneração. Florianópolis: Ed.
da UFSC, 2008.
CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São
Paulo: Cortez, 2002.
CONCEIÇÃO, Graziela Pereira. Trabalho docente na educação infantil pública em Florianópolis:
um estudo sobre as auxiliares de sala. 2010.220 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
DIEHL, Astor Antônio. Os Círculos Operários no Rio Grande do Sul: um projeto social-político
(1932 a 1964). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1990.
DUARTE, Fabiana. Professoras de bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da
ação docente. 2011.288 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, 2011.
ENGUITA, Mariano F. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista
Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 41-61, 1991.
FARIA, Ana Lucia Goulart; PALHARES, Marina. Educação Infantil pós-LDB. São Paulo: Autores
Associados, 1999.
FÁVERI, Marlene de. A Guerra nas Franjas do Cotidiano: Cartas e Ressentimentos. Revista História
Catarina, Ano 3, p. 37-42, 2009.
FERNANDES, Tatiane Márcia. Professora de educação infantil: dilemas da constituição de uma
especificidade profissional. Um estudo sobre a produção científica brasileira (1996-2009). 2010.
Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
FIGUEIREDO, Gastão de. Creche. 2. ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde/
Departamento Nacional da Criança - Imprensa Nacional, 1946. Coleção D.N.Cr. No. 95.
______. Como Prospera o Bebé. Rio de Janeiro:F. Briguite& Cia, 1938.
FORMOSINHO, Oliveira Julia. (Org.). Formação em Contexto: uma Estratégia de Integração. São
Paulo: Thomson, 2002.
HADDAD, Lenira; CORDEIRO, Maria Helena; MONACO, Gregóry Lo. As tarefas do professor de
educação infantil em contextos de creche e pré-escola: buscando compreender tensões e oposições.
Educação & Linguagem v.15, n. 25,p. 134-154, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko, M. Os jardins de Infância e as escolas maternais de São Paulo no início da
República. Cadernos de Pesquisa. 64, São Paulo: FCC, 1988.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre:
Mediação, 1998.
KRAMER, Sônia. O papel social da pré-escola publica: contribuições para o debate. In: SOUZA, S. J.;
KRAMER, S. Educação ou Tutela? A criança de 0 a 6 anos. São Paulo: Loyola, 1988. p. 49-58.
______. Na gestão da educação infantil, nós temos meninas no lugar de professoras?In: 28ª REUNIÃO
DA ANPED GT: EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS, n.07,p.16. 2005.
MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita M. Uma profissão a ser inventada: o educador da primeira
infância. Pro-posições, Campinas, UNICAMP, v. 10, n. 1 [28], p. 75-98, 1999.
MARQUES, Jaqueline L; BARBOSA, Susana C. Círculos Operários: doutrina e ação da Igreja e do
Estado. Círculo Operário de Joinville (1935 – 1948), Joinville, 1992.
MIRANDA, Carmen Silva Meyer. Creche Conde Modesto de Leal: o legado social de padre Kolb.
Joinville: Letra d‟água, 2006.
OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. Como definir uma pedagogia que oriente o trabalho em creche? Pátio
Revista Pedagógica,Porto Alegre, v. 5, p. 14-16, 2007.
ROCHA, Eloisa AciresCandal. Os descaminhos da democratização da educação na infância. Zero-a-Seis
Revista Eletrônica (Florianópolis), v. 16, p. 1/850/763-6, 2007.
______. A Pesquisa em Educação Infantil no Brasil. Trajetória recente e perspectiva de consolidação
de uma Pedagogia da Educação Infantil. Florianópolis: NUP/UFSC/CED, 1999.
______. A invenção da Professora de Educação infantil. Relatório depesquisa de estágio pósdoutoral.
PPGE-PUC-RJ, 2012. (não publicado)
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.