O encontro com Juan Carlos e os limites do conceito de “não acompanhado” em meio ao deslocamento forçado nas Américas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73863

Resumo

Em diversas partes do globo a chamada “crise migratória” passa a ocupar as manchetes e o interesse da opinião pública. Entre as “crises” mais recentes, encontra-se na década de 10 deste século o fluxo de crianças e adolescentes mexicanos e centro-americanos movendo-se de maneira considerada “não-acompanhada” por esta fronteira que aqui leva o nome de “cicatriz da desigualdade”. Muito mais que um espaço geográfico e de um obstáculo de arquitetura física, a fronteira México-Estados Unidos revela que o muro é composto por uma arquitetura legal e paralegal voltada à complexa e paradoxal função de proteger e punir o deslocamento forçado de crianças. Entre diversos encontros possibilitados pela pesquisa de campo para minha tese de doutorado, trago aqui o de Juan Carlos em que as circunstâncias desse encontro revelam os limites do conceito de “não acompanhado” estabelecido pelas instituições mexicanas.

Biografia do Autor

Elisa Sardão Colares, Conselho Nacional de Justiça

Doutora em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino Americanos (ELA/UnB). Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009). Compõe o Colectiva Infancias, grupo de cientistas sociais latino-americanas que trabalham sobre temas fundamentais para a compreensão e o estudo das infâncias contemporâneas. É da carreira de Analista de Políticas Sociais e encontra-se atualmente como Pesquisadora no Conselho Nacional de Justiça. Atuou anteriormente no Conselho Nacional dos Direitos Humanos, na Secretaria de Políticas para as Mulheres na área de acesso à justiça de mulheres em situação de violência de gênero e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em pesquisas sobre acesso à justiça e gestão do Judiciário. Tem experiência nas áreas de Políticas Sociais e de Pesquisas Empíricas, voltadas, principalmente, aos seguintes temas: infância, violência de gênero, cidadania, migração, acesso à justiça, gestão do judiciário e métodos de avaliação de políticas públicas.

 

Referências

ACLU. American Civil Liberties Union. Customs and Border Protection’s (CBP’s) 100-Mile Rule. Washington: [s.n.], 2018. Disponível em: <http://www.aclu.org/technology->. Acesso em: 23 jan. 2019.

ALVÁRES VELASCO, Soledad; GUILLOT CUÉLLAR, Sandra. Entre la violencia y la invisibilidad: un análisis de la situación de los niños, niñas y adolscentes ecuatorianos no acompañados en el proceso de migración hacia Estados Unidos. 1a ed. Quito, Ecuador: SENAMI - Hojas y Signos, 250p. 2012.

ÁLVAREZ VELASCO, Soledad; GLOCKNER FAGETTI, Valentina. Niños , niñas y adolescentes migrantes y productores del espacio . Una aproximación a las dinámicas del corredor migratorio México y U . S . EntreDiversidades v. 11, p. 37–70 , 2018.

BHABHA, Jacqueline. Child Migration and Human Rights in a Global Age (Human Rights and Crimes against Humanity). Princenton, United States: Princeton University Press, 392 p. 2014.

CERIANI, Pablo. Niñez detenida: Los derechos de los niños, niñas y adolescentes migrantes en la frontera México-Guatemala. p. 307 , 2012.

CERNADAS, Pablo Ceriani; GARCÍA, Lila; SALAS, Ana Gómez. Niñez y adolescencia en el contexto de la migración: principios, avances y desafíos en la protección de sus derechos en América Latina y el Caribe. REMHU : Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana v. 22, n. 42, p. 9–28 , 2014.

CHAVEZ, Lilian; MENJÍVAR, Cecilia. Children without borders: A mapping of the literature on unaccompanied migrant children to the United States. Migraciones Internacionales v. 5, n. 3, p. 71–111 , 2010.

CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade v. 26, n. 91, p. 443–464 , 2005.

DUTRA, Délia da S. M. Mulheres migrantes peruanas em Brasília: o trabalho doméstico e a produção do espaço na cidade. Universidade de Braspilia, 250 p. 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11418/1/2012_DeliaMariaDutraSilveiraMargalef.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

GALLO CAMPOS, Karla Iréndira. Niñez migrante en la frontera norte : Legislación y procesos. México: [s.n.], 2004.

GALLO, Sarah. The Effects of Gendered Immigration Enforcement on Middle Childhood and Schooling. American Educational Research Journal v. 51, n. 3, p. 473–504. 2014.

GLOCKNER-FAGETTI, Valentina. De la montaña a la frontera: identidad, representaciones sociales y migración de los niños mixtecos de Guerrero. 1a ed. Zamora: El Colegio de Michoacán, 267 p. 2008.

GUILLOT CUÉLLAR, Sandra. Poder y violencia en la “zona gris”: un análisis de la situación de los niños salvadoreños migrantes en los espacios sociales transnacionales desde la antropología de las emociones. Universidad Autonoma Metropolitana Iztapalapa, México DF, México, 174 p. 2012.

HEINZE, Rüdiger. From : Melting Pots & Mosaics : Children of Immigrants in US-American Literature. Bielefeld: transcript, 297 p. (American Culture Studies). 2018.

HERNÁNDEZ-HERNÁNDES, Oscar Misael. Crimen organizado y migración clandestina en Tamaulipas. Supplementary Studies in Rio Grande Valley History. Unitde States of America: THe University of Texas Rio Grande Valley, Fifteen v. p. 341–264. 2017.

HUERTA, Amarela Varela. “Buscando una vida vivible”: la migración forzada de niños de Centroamérica como práctica de fuga de la “muerte en vida”. El Cotidiano n. 194, p. 19–29 , 2015.

KUREKOVA, Lucia. Theories of migration: Conceptual review and empirical testing in the context of the EU East-West flows. Interdisciplinary conference on Migration. Economic Change, Social Challenge. , 2011. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/f6cd/407bb33dcee11d834a6dacb2d3ccdb99f972.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2018.

MANCERA COTA, Adrian. La vulnerabilidad de los menores migrantes no acompañados en tránsito hacia Altar. El Colegio de Sonora, Hermosillo, 187 p. 2016.

MARCUS, George E. Ethnography in/of the World System: The Emergence of Multi-Sited Ethnography. Annual Review of Anthropology v. 24, p. 95–117, 1995.

MENA, José A Moreno et al. Arrinconados por la realidad: Menores de circuito. Estudios Fronterizos, nueva época v. 16, 207–238, 2015.

MÉXICO. Ley de Migración. , 21 abr. 2011, p. 1–49 . Disponível em: <https://cis.org/sites/cis.org/files/Ley-de-Migracion.pdf>.

MÉXICO. Ley General de los Derechos de Niñas, Niños y Adolescentes. , 2014 . Disponível em: <https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/339082/LGDNNA__Con__ltimas_reformas_2018__hasta_la_del_20_de_junio_.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.

MOSCOSO, María Fernanda. Nuevos sujetos, nuevas voces: ¿Hay lugar para la infancia en el pensamiento transnacional? In: SANTAMARIA, Enrique (Org.). Retos epistemológicos en las migraciones transnacionales. 1a ed. Barcelona: Ed. Anthropos, p. 261–281. 2008.

OLIVEIRA, Gabrielle. Motherhood Across Borders: Mexican Immigrants and their Children in Mexico and in New York City. New York: NYU Press, 272 p. 2018.

ORR-ACF. FACT SHEET-December 2018: Unaccompanied Alien Children Program. Washignton: [s.n.], 2018. Disponível em: <https://www.hhs.gov/sites/default/files/Unaccompanied-Alien-Children-Program-Fact-Sheet.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2019.

PEREDA RANGEL, Rosy. Secuestro de migrantes fue en Tabasco. Expreso Matamoros, México, p. 5–6 ,2018.

PROUT, Alan; JAMÈS, Alisson. A new paradign for the Sociology of Childhood? Provenance, Promise and Problems. In: PROUT, Alan; JAMÈS, Alisson (Orgs.). . Constructing and reconstructing childhood: contemporany issues in the sociological study of childhood. London: Routledge, p. 7–33. 1997.

QVORTRUP, Jens; NASCIMENTO (TRAD.), Maria Letícia. Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-Posições v. 22, n. 1 (64), p. 199–211 , 2011.

ROMERO, Elena Vilaboa. Caracterización de la Niñez Migrante en la Frontera Norte de México : Los casos de Tijuana y Nogales. México: [s.n.], 1–65 p. 2006.

ROMERO. Silvia Jaquelina Ramírez et al. Más allá de la frontera, la niñez migrante: son las niñas y niños de todos. Estudio exploratorio sobre la protección de la niñez migrante repatriada en la frontera norte. Ciudad de México, México: [s.n.], 2009. Disponível em:

ROSEN, Jonathan Daniel; MARTÍNEZ, Roberto Zepeda. La guerra contra el narcotráfico en México: una guerra perdida. Rev. Reflexiones v. 94, n. 1, p. 153–168 , ago. 2015.

ROTH, Benjamin J.; HARTNETT, Caroline S. Creating reasons to stay? Unaccompanied youth migration, community-based programs, and the power of “push” factors in El Salvador. Children and Youth Services Review v. 92, n. September 2017, p. 48–55 , 2018.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e confluências. Estudos da Infância e sociedade contemporrânea: desafios, conceptuais. O social em questão n. 2008, p. 15–30, 2009.

SASAKI, Elisa Massae; ASSIS, Gláucia de Oliveira. Teorias das Migrações Internacionais. XII Encontro Nacional da ABEP 2000 Caxambu, outubro de 2000 GT de Migração Sessão 3-A migração internacional no final do século, 2000. Disponível em: <https://www.pucsp.br/projetocenarios/downloads/CDH/Teoria_das_Migracoes_Internacionais.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2018.

SIROTA, Régine. Emergência De Uma Sociologia Da Infância: Evolução Do Objeto E Do Olhar the Emergence of a Sociology of Childhood: the Evolution of the Object. Cadernos de Pesquisa v. 112, n. 112, p. 7–31 , 2001.

SOLALINDE, Alejandro; MINERA, Ana Luz. Los migrantes del sur. México: Los Libros del Lince, 245 p. 2017.

TERRIO, Susan J. Whose Child Am I?: Unaccompanied, Undocumented Children in U.S. Immigration Custody. [S.l.]: University of California Press, 99 p. 2015.

U.S. NATIONAL ARCHIVES E RECORDS ADMINISTRATION. Code of Federal Regulations. , 2008 . Disponível em: <https://www.law.cornell.edu/uscode/text/6/279>.

UNHCR. Global Trends Forced Displacement in 2018. Geneva, Switzerland: [s.n.], 2019. Disponível em: .

WALLERSTEIN, Immanuel. Análises de sistemas-mundo: una introducción. México: Siglo XXI, 156 p. 2005.

Downloads

Publicado

2021-03-12