Alunos (as) egressos do curso de Pedagogia, Habilitação Educação Infantil: onde e em que trabalham?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo pontua qual a inserção das alunas egressas do Curso de Pedagogia da UFSC no mercado de trabalho e contribuir para o debate sobre a formação e a identidade do(a) Pedagogo(a). Esse interesse se justifica porque o referido curso sofreu uma reformulação curricular em 1995, quando a base comum passou a ser a docência das séries iniciais do ensino fundamental (1a a 4a série). No último ano é que as estudantes podem escolher entre as habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil (0 a 6 anos). Como instrumento para coleta dos dados foi elaborado um questionário e enviado as egressas do curso visando maiores informações sobre onde e em que estão trabalhando. O retorno de alguns questionários revelam que a maior parte das profissionais possuem experiência na Educação Infantil, porém nem todas trabalham atualmente nesta área. A atividade destas ex-alunas em outros níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais, nos demonstram que ainda nem todas atuam na área em que se formaram.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
