“ISSO É O MEU JIPE-CAMINHONETE-CARRO”: A expressão das singularidades das crianças pequenas em suas produções de brinquedos

Autores

  • Bruna Prange UFSC/USJ
  • Regina Ingrid Bragagnolo UFSC/USJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2012n26p63

Resumo

A temática deste trabalho são as singularidades das crianças pequenas expressas em momentos de produção de brinquedos. Essa preocupação se dá devido à forte tendência em homogeneizar os sujeitos e suas ações, principalmente no âmbito educacional. Diante disso, estabelecemos como objetivo a compreensão acerca da manifestação da singularidade das crianças pequenas nas suas produções de brinquedos. Para tanto, procuramos identificar os aspectos particulares de cada criança e suas significações neste processo. Definimos como metodologia a observação participante de um grupo de dezenove crianças de quatro anos de idade. Esta ocorreu em oito encontros, sendo quatro de observação e quatro de proposições, com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos. Com a utilização de um diário de campo, as vivências das crianças foram registradas e analisadas posteriormente de acordo com sua pertinência à pesquisa. Obtivemos resultados significativos de diversos elementos singulares manifestados nas produções de brinquedos, onde elas lhes atribuem características próprias, configurando sua singularidade. Sendo assim, o processo de singularização é permeado por aspectos sociais, estando atrelado aos suportes materiais disponibilizados pelos profissionais da educação.

 

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Biografia do Autor

Bruna Prange, UFSC/USJ

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Atualmente faz estágio no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com um projeto de Inclusão Escolar, supervisionado pelo professor Adriano Nuernberg

Regina Ingrid Bragagnolo, UFSC/USJ

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Educação pela UFSC (2006), graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora titular do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Tem experiência na área de Pedagogia e Psicologia atuando principalmente nos seguintes áreas: educação infantil; desenvolvimento infantil a partir da perspectiva vygotskyana, violências, gênero e políticas públicas; e dificuldades de escolarização.

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Publicado

2012-06-22

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua