Aspectos curriculares da formação em Educação Física para a docência na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p107

Resumo

O estudo objetivou identificar como os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física se organizam quanto à formação de professores para atuação na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Os documentos analisados foram as matrizes curriculares de três Universidades Federais da região Sul do país, localizadas nas capitais. Os dados revelam duas concepções principais de infância: a primeira e mais frequente, alinhada a uma ótica biologicista e a segunda mais pautada em aspectos socioculturais. Ressalta-se que o projeto educacional da Educação Física para a Educação Infantil aparece diretamente influenciado por tais concepções. Os resultados indicam a necessidade de uma adequação dos currículos, de modo a refletir sobre as concepções de criança e infância que permeiam a formação de professores em Educação Física, aproximando-se das especificidades da organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.

 

Biografia do Autor

Karen Vieira de Ornel Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física.

Fernanda Feijó Poulsen, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciada em Educação Física. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID-UDESC)

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade do  Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

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Publicado

2020-04-24

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