Representações do jardim de infância do Dr. Menezes Vieira na imprensa periódica do Rio de Janeiro no final do século XIX

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e72825

Abstract

O texto apresenta as representações dos jardins de infância no século XIX por meio da circulação das notícias na imprensa periódica do Rio de Janeiro, nos jornais: Gazeta de Notícias, O Cruzeiro e Jornal do Commercio. A escolha dos periódicos foi orientada pela obra de Bastos (2011) que divulga um dos primeiros manuais pedagógicos destinados à educação nos jardins de infância, o Manual para os jardins da infância, publicado pelo Dr. Menezes Vieira em 1882. A pesquisa foi realizada no acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, Hemeroteca Digital, pautada pela análise de conteúdo, de acordo com as técnicas de Vala (1986) e Bardin (1977). As notícias apontaram para: polêmicas a respeito da criação das primeiras instituições educacionais desta origem no Brasil; função dos jardins de infância sustentada nos princípios froebelianos; e tripartida com ênfase nos aspectos físico, intelectual e moral.

Biografie autore

Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez, Universidade Federal de Santa CatarinaPrefeitura Municipal de São José

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Linha Educação e Infância), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998). Foi professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José, onde exerceu também as funções de Assessora de Graduação, Assessora de Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenadora de cursos de pós-graduação em nível de especialização na área da Docência para a Infância. Professora orientadora de monografia do curso de Pós-Graduação do Instituto Federal de Santa Catarina. Formadora estadual pelo MEC do programa Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, grupo de Educação Infantil. Professora da Educação Básica, atuando na Educação Infantil da Rede Municipal de São José (SC), onde também exerceu a função de Coordenação Pedagógica Institucional, Diretora Institucional e Assessora Pedagógica do Setor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa da Educação na Pequena Infância - NUPEIN e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Literatura Infanto Juvenil - Literalise, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Fórum Catarinense de Educação Infantil - Fórum Regional da Grande Florianópolis.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação e Infância. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC no período de dezembro de 2003 a maio de 2006; coordenadora do Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação da UFSC gestão 2015 a 2017 e Coordenadora do Sub-projeto do curso de Licenciatura em Psicologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFSC (PIBID/Psicologia UFSC) no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2018. Eleita coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação (GT-20) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), gestões 2013/2015 e 2016/2017. Atualmente compõe a equipe editorial da Revista Perspectiva (revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001, sediado na UFSC. Atua nos seguintes temas de pesquisa: educação, infância, psicologia da educação e formação de professores para os anos iniciais da escolarização.

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Pubblicato

2022-03-21