40 anos de atuação do CINDEDI: a construção de questões e metodologias de investigação do desenvolvimento de crianças pequenas, em contexto de educação coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79111

Resumo

Os 40 anos do CINDEDI têm sido marcados pela integração teoria, pesquisa e extensão, como modelo de Universidade. Conhecimentos e práticas são construídos coletivamente por docentes, estudantes e profissionais. Com base em estudos, questões teóricas e metodológicas destacaram-se, tendo-se elaborado uma perspectiva de análise do desenvolvimento humano – a Rede de Significações (RedSig). Ela orienta pesquisas sobre desenvolvimento e educação em instituições de educação infantil; em instituições de acolhimento para crianças sob medida de proteção judicial; crianças com necessidades especiais e, em territórios rurais, considerando especificidades dos contextos. Contribuições em termos de vídeos, livros, participações na formação de profissionais e políticas públicas finalizam essa apresentação.

Biografia do Autor

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Universidade de São Paulo

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira – Professora Emérita da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto,Licenciada em Filosofia pela PUC-SP, Especialista em Psicologia Clínica pelo Sedes Sapientiae-SP, Doutora em Psicologia pela University of London, com Pós Doutorado no Institute of Child Health, Londres e no Laboratoire de Psycho-Biologie de l’ Enfant, Paris. Professora Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, e membro do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI-USP-RP) . Participou do International Network of Quality on Child Care and Education. Desenvolveu projetos de pesquisa e atuação sobre apego e desenvolvimento de relações afetivas, inserção de bebês em creche, interação de bebês, promoção de qualidade na educação coletiva de crianças pequenas, acolhimento familiar, acolhimento institucional e adoção. Publicou vários artigos e capítulos de livros e foi co-organizadora dos livros Rede de Significações e o Estudo de Desenvolvimento Humano. Editora ArtMed, 2004; Os Fazeres na Educação Infantil, Editora Cortez, 1998, O Acolhimento Institucional na Perspectiva da Criança, Hucitec, 2011, dentre outros. Coordenou a equipe de elaboração e produção de Vídeos na área de Educação Infantil (Série No Canto da Tela”) e dos vídeos/DVDs e encartes que compõem a série Proteção Integral à Criança e ao Adolescente: “QUE CASA É ESSA?”, “DELICADA ESCOLHA”, “DIFERENTES ADOÇÕES”, A GENTE VOLTA PRA CASA?” 

Zilma Morais Ramos Oliveira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao infantil, creche., formacao de professores, desenvolvimento infantil e curriculo para educacao infantil.

Katia de Souza Amorim, Universidade de São Paulo

Possui graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002). Fez doutorado sandwich com Prof. Jaan Valsiner (Clark University) e foi professora visitante na Utah University, onde trabalhou com Prof. Alan Fogel. Atualmente é professora Livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, trabalhando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: bebês e crianças pequenas, comunicação e significação, construção de vínculos, desenvolvimento, criança com e sem necessidades especiais. É coordenadora de projetos financiados nas duas áreas centrais de sua pesquisa: 1) Interação, linguagem, comunicação, significação e vínculo em diferentes contextos (FAPESP); 2) As múltiplas redes de significações constituintes dos e constituídas pelos dialéticos processos de inclusão / exclusao de crianças com necessidades especiais (CNPq). É ainda pesquisadora principal do eixo de pesquisas sobre educação e interação social, relativa a crianças com epilepsia, ligado ao Programa CINACPE (programa Interinstitucional de apoio às pesquisas sobre o cérebro) (apoio FAPESP). este programa envolve um trabalho interdisciplinar e interinstitucional da USP_Ribeirão Preto, USP-SP, USP - São Carlos, UNICAMP, UNIFESP, Hospital Albert Einstein. É vice-coordenadora do GT da ANPEPP (Grupo sobre Contextos Sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais) e atual coordenadora do CINDEDI (Centro de Investigações sobre desenvolvimento humano e educação infantil). É coordenadora (pela USP) de intercâmbio interinstitucional internacional com a Universidade de Tampere (Finlândia), em parceria com a Profa. Niina Rutanen. Desenvolve atualmente projeto com parceiros internacionais para investigar Interações e Processos Vinculares do Bebê, a Partir do Ingresso na Creche, em Diferentes Países/Culturas: Brasil, Finlândia, Escócia, Austrália, Nova Zelândia e EUA”.

Referências

AINSWORTH, Mary Dinsmore Salter; BLEHAR, Mary.C; WATERS, Everett; WALL, Sally. Patterns of attachment. New Jersey: Lawrence Erlbaun Associates, 1978.

ALMEIDA, Ivy Gonçalves. Processo de recepção e acolhida da criança em instituições de acolhimento: proteção ou (re)vitimização? 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP, Universidade de São Paulo, 2014.

ALMEIDA, Ivy Gonçalves; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Rede de relações sociais e relacionamento entre irmãos: a perspectiva da criança em acolhimento institucional (p. 15-16). In: Resumos do XIII Encontro Científico do CINDEDI, 2009, Ribeirão Preto: CINDEDI, p. 15-16.

AMORIM, Kátia de Souza. Processo de construção de relações, papéis e concepções a partir da inserção de bebês na creche. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1997.

AMORIM, Kátia de Souza. Bebês com Quadros Orgânicos Patológicos na Creche: rede de significados, mediadores das práticas de cuidados. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

AMORIM, Kátia de Souza. Processos de Significação no Primeiro Ano de Vida. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n.1, p. 45-53, 2012.

AMORIM, Kátia de Souza. Intersubjetividade, corporeidade e significação no desenvolvimento do bebê. Prova pública oral de Concurso de Professor Titular – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, 2019.

AMORIM, Kátia de Souza; ANJOS, Adriana Maria; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Processos interativos de bebês em creche. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 378-389, 2012.

AMORIM, Kátia de Souza; DENTZ, Marisa Von; COSTA, Natália Meireles Santos. Videogravação nas Ciências Humanas: O dilema entre potencial da imagem e direito de preservação da identidade. In: Maria Inês da Silva LEME Simone CAGNIN; Sérgio Antônio da Silva LEITE. (Org.). Pesquisa aplicada em Psicologia: implicações éticas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 13-48.

AMORIM, Kátia de Souza; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A matriz sócio-histórica. In: Maria Clotilde ROSSETTI-FERREIRA; Kátia de Souza AMORIM; Ana Paula Soares da SILVA; Ana Maria Almeida CARVALHO (Orgs.). Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, p. 93-112, 2004.

AMORIM, Kátia de Souza; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Dialogismo e a investigação de processos desenvolvimentais humanos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 40, p. 235-250. 2008a.

AMORIM, Kátia de Souza; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Corporeidade, significação e o primeiro ano de vida. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 60, n. 1, p. 67-81. 2008b.

AMORIM, Kátia de Souza et al. Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. Teoria e prática da educação, Maringá, v. 23, n. 1, p. 22-35, 2020.

ANDRADE, Rayla Pereira; COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Significações de paternidade adotiva: um estudo de caso. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 16, n. 34, p. 241-252, 2006.

ANJOS, Adriana Mara. et al. Estudo de processos interativos de bebês. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p. 513-522, 2004.

ARAÚJO, Marcela Oliveira. O cotidiano de crianças de 0 a 3 anos de idade de uma comunidade rural: significações e práticas familiares. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013.

ARAÚJO, Thaise Vieira. Gestores Educacionais e Educação Infantil do Campo. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Discourse in the novel. In: Michael HOLQUIST (Ed.). The dialogic imagination: Four essays. Austin: University of Texas Press, 1981/1934. p. 259-422.

BALDWIN, James Mark. The origin of a “thing” and its nature. Psychological Review, Washington, v. 2, n. 6, p. 551-572, 1895.

BALDWIN, James Mark. Determinate Evolution. Psychological Review, Washington, n. 4, p. 393-401, 1897.

BERGSON, Henri. Essai sur les données imediates de la conscience. Paris: PUF, 1889.

BOMFIM, Josiane. Trocas sociais de crianças de 1 – 2 anos e arranjos espaciais em creches. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, 2006.

BOWLBY, John. Attachment and Loss. New York: Basic Books, 1969.

BRONFENBRENNER, Urie. Toward an Experimental Ecology of Human Development. American Psychologist, 1977. p. 513-531.

BUFFA, Carolina Gobato; PAULI, Sueli Cristina; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Narrativas de crianças e adolescentes adotados e/ou institucionalizados com dificuldade de aprendizagem: uma análise a partir da perspectiva da Rede de Significações. In: Resumos do XII Encontro Científico do CINDEDI, 2008, Ribeirão Preto: CINDEDI, p. 10-11.

CAMAIONI, Luigia. L’interazione tra bambini. Roma: Armando Armando. 1980.

CAMPOS DE CARVALHO, Mara Ignez; RUBIANO, Marcia Bonagamba. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: Zilma Moraes Ramos Oliveira (Org.). Educação Infantil: muitos olhares, 1996, 3ª. ed. São Paulo: Cortez, p. 107-130.

CAMPOS DE CARVALHO, Mara Ignez; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Importance of spatial arrangements for young children in day care centers. Children’s Environments, v. 10, n. 1, p 19-30, 1993.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; CARVALHO, João Eduardo de Carvalho. Estratégias de aproximação social em crianças de dois a seis anos. Psicologia USP, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 117-26, 1990.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; IMPÉRIO-HAMBURGER, Amélia; PEDROSA, Maria Isabel. Interação, regulação e correlação no contexto do desenvolvimento humano: discussão conceitual e exemplos empíricos. Publicações IFUSP, São Paulo, p. 1- 34, 1996.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; PEDROSA, Maria Isabel. Comforting behavior in young children: implications to the ontogeny of empathy. In: Abstracts of 12th ISSBD Biennal Meetings, Recife: UFPE, 1993. p. 54.

CARVALHO, Ana Maria Almeida; PEDROSA, Maria Isabel; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Aprendendo com a criança de zero a seis anos. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

CARVALHO, Cintia; MOURA, Gabriela Garcia; AMORIM, Kátia de Souza. Práticas de cuidado de crianças com bebês em instituição de acolhimento. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora: v. 13, n. 3, p. 48-72, 2019.

CASTRO, Leticia Fonseca Reis Ferreira. A trajetória escolar de crianças adotadas: A perspectiva de pais e professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2008.

COLUS, Kátia; AMORIM, Kátia de Souza. O estabelecimento da atenção conjunta em um bebê com deficiência visual severa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e3541, 2019.

COSTA, Carolina Alexandre; AMORIM, Kátia de Souza. Abreviação em Relações de Bebês com seus Pares de Idade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, n. 31, n. 1, p. 15-23, 2015.

COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Tornar-se pai e mãe em um processo de adoção tardia. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 425-434, 2007.

COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Acolhimento Familiar: uma alternativa de proteção para crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 1110118, 2009a.

COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Becoming mother and father in late adoption: a case study. Child and Family Social Work, v. 14, n. 1, p. 58-67, 2009b.

DARAHEM, Gabriela Campos; SILVA, Ana Paula Soares; COSTA, Nina Rosa do Amaral. Da teoria do apego à Rede de Significações: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e a psicologia do desenvolvimento brasileira. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 1, p. 191–207, 2009.

ELTINK, Caroline. Escolhas na adoção: o processo de acolhimento da criança na família adotiva. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2006.

FIORANI, Anna; MUSATTI, Tullia. L'inserimiento del bambino al nido e il processo di socializzazione tra coetanei. In: Tullia MUSATTI & Suzana MANTOVANI (Orgs.). Stare insieme al nido: relazioni sociali e interventi educativi. Juvenilia, 1986.

FOGEL, Alan. Developing through relationships. Chicago: University Chicago Press, 1993.

FRANCHI E VASCONCELOS, Cleido Roberto; AMORIM, Kátia de Souza; ANJOS, Adriana Mara. & ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A incompletude como virtude: interação de bebês na creche. Psicologia Reflexão e Crítica. Rio Grande do Sul, v. 16, n. 2, p. 293 – 301, 2003.

GIBSON, James Jerome. The Senses Considered as Perceptual Systems. Boston: Houghton Mifflin, 1966.

GONÇALVES, Marlene Fagundes de Carvalho. Brincar de escolinha: a construção da representação na interação de crianças em creches. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1996.

JAMES, William. Principles of Psychology. New York: Holt, 1890.

JANET, Pierre. L’ evolution psychologique de la personalité. Paris: A. Chachine, 1929.

KOLB, Bryan; GIBB, Robbin. Brain Plasticity and Behaviour in the Developing Brain. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry, Ottawa, v. 20, n. 4, p. 265–276, 2011.

LEGENDRE, Allan. Young children's social competences and their use of spaces in day-care centers. In: Barry. H. Schneider et al. (Eds.). Social competence in developmental perspective. Dordrecht: Kluwer, 1989. p. 263-276.

LIMA, Luciana Pereira. A relação entre a Educação Infantil e as famílias do campo. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto , Universidade de São Paulo, 2012.

MADLUM, L.eticia Verardi. Famílias moradoras em assentamento rural: sentidos de creche e escolhas dessa modalidade de educação para seus filhos de 0 a 3 anos de idade. 2012. Monografia Graduação (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, 2012.

MAEHARA, Nivea Passos; ALMEIDA, Ivy Gonçalves; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Conhecendo a rede de relações da criança abrigada: um estudo exploratório. Resumos do XIII Encontro Científico do CINDEDI. Ribeirão Preto: CINDEDI, 2009. p. 21.

MALTA-CAMPOS, Maria; FULFRAFF, Josette; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, 2006.

MARIANO, Fernanda Neisa; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Que perfil da família biológica e adotante, e da criança adotada revelam os processos judiciais? Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 11-19, 2008.

MARTINS, Lara Barros; COSTA, Nina Rosa do Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Acolhimento familiar: a caracterização de um programa. Paidéia, v. 20, n. 47, p. 359-370, 2010.

MEAD, George Herbert. Espiritu, persona y sociedad. Buenos Aires: Paidós, 1934/1972.

MINGORANCE, Regina Claudia. A construção das relações afetivas durante a inserção do bebê na família adotiva. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.Universidade de São Paulo, 2006.

MELLO, Ana Maria Araujo. Histórias da Creche Carochinha - uma experiência com crianças abaixo de 3 anos em creche. 1999. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 1999.

MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. Buenos Aires, Hormé, 1946/1974.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Epistemologia e Sociedade, 1990.

MOURA, Gabriela Garcia; AMORIM, Kátia de Souza. A (in)visibilidade dos bebês na discussão sobre acolhimento institucional. Psicologia em Estudo, Maringá, n. 18, p. 235-245, 2013.

MOURA, Gabriela Garcia; AMORIM, Kátia de Souza. Interações de bebês em acolhimento familiar e institucional: dois estudos exploratórios. Psicologia em Estudo, Maringá, 23. 2018, DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23i0.40287.

NORONHA, Tatiana. Qualidade na educação infantil: uma perspectiva ecológica na análise de indicadores em documentos brasileiros e estrangeiros. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos Jogo de papéis: uma perspectiva de análise do desenvolvimento humano. 1988. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1988.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. The concept of role as unit of analysis of young peers’ interactions. In: Seth CHAIKLIN (Ed.), The theory and practice of cultural-historical psychology Aarhus (Dinamarca): Aarhus University Press, 2001. p. 124-134.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. Jogo de papéis: um olhar para as brincadeiras infantis. São Paulo, Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Propostas para o atendimento em creches no município de São Paulo. Histórico de uma realidade. In: Fulvia ROSEMBERG, Creche. São Paulo, FCC/Cortez, 1989. p. 28 – 89.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 87, p. 62-70, 1993.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos; VALSINER, Jaan. Play and imagination: The Psychological Construction of Novelty. In, Alan. FOGEL, Maria LYRA E Jaan. VALSINER. Dynamics and Indeterminism in Developmental and Social Processes. New Jersey: Lawrence Associates, 1997. p. 119-134.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. et al. Creches: crianças, faz de conta e cia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. Comida, diversão e arte. O coletivo infantil em situação de alimentação na creche. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1994.

PEDROSA, Maria Isabel Interação criança-criança: um lugar de construção do sujeito. 1989. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1989.

PIOTTO, Débora Cristina. et al. Promoção da qualidade e avaliação da educação infantil: uma experiência. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 105, p. 52-77, 1998.

POLITZER, George. Crítica dos fundamentos da Psicologia: a Psicologia e a Psicanálise. Piracicaba: Editora da UNIMEP, 1928/2004.

RAYNA, Sylvie. Étude de la communication preverbale entre jeunes enfants. Pediatrie, v. 42, n. 9, p. 711-714, 1987.

RODRIGUES, Luciana. A. A constituição de sujeitos da linguagem em bebês com e sem deficiência auditiva. 2007. Monografia de Bacharelado (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, 2007.

RORIZ, Ticiana Melo de Sá; AMORIM, Kátia de Souza; Rossetti-Ferreira Maria Clotilde. Inclusão social/escolar de pessoas com necessidades especiais: múltiplas perspectivas e controversas práticas discursivas. Psicologia USP, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 167-194, 2005.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A Pesquisa na Universidade e a Educação da Criança Pequena. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 67, p. 59-63, 1988.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares; OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. Desafios metodológicos na perspectiva da rede de significações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38 n. 133, p. 147-170, 2008.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em educação infantil. Psicologia USP, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 437-464, 2009.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; VITÓRIA, Telma. A creche enquanto contexto possível de desenvolvimento da criança pequena. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 35-44, 1994.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; VITÓRIA, Telma. Emergência de novos significados durante o processo de adaptação de bebês à creche. Coletâneas da ANPPEP, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 111-143, 1996.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; VITÓRIA, Telma. Integração família e creche – o acolhimento é o princípio de tudo. Estudos em Saúde Mental, Ribeirão Preto, p. 107-131, 1997.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM,Kátia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares. Network of Meanings: A Theoretical-Methodological Perspective for the Investigation of Human Developmental Processes. In, J. Valsiner & A. Rosa (Eds.) Cambridge Handbook of Socio-cultural Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 277-290.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares. Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 281-293, 2000.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares; Ana Maria Almeida CARVALHO (Orgs.) Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Kátia de Souza; SILVA, Ana Paula Soares. Alguns conceitos básicos. In: M. C. Rossetti-Ferreira et al. (Orgs.) Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 22-33.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. et al. Approaching adoption and foster care in Brazil. Adoption & Quarterly, Londres, v. 11, n. 1, p. 66-77, 2008.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; COSTA, Nina Rosa do Amaral. Construcción de vínculos afectivos en contextos adversos de desarrollo: importancia y polémicas. Scripta Nova, Barcelona, v. 16, n. 395 (2), 2012. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-395/sn-395-2.htm.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; SERRANO, Solange Aparecida; ALMEIDA, Ivy Gonçalves. (Orgs) O Acolhimento Institucional na Perspectiva da Criança. São Paulo: Hucitec, 2011.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. et al. Os fazeres na educação infantil. 12° Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

RUTANEN, Niina. Water in action: encounters among 2 to 3 year old children, adults and water in day care. Helsink: University of Helsink Press, 2007.

SANTOS, Natália Meireles; AMORIM, Kátia de Souza. A construção do fluxo locomotor em processos interativos bebê-bebê. Psicologia em Pesquisa. Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 1-11, 2018.

SCORSOLINI-COMIN, Fábio; AMORIM, Kátia de Souza. Em meu gesto existe o teu gesto: corporeidade na inclusão de crianças deficientes. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 261 – 269, 2010.

SECAF-SILVEIRA, Regina Elisabete. et al. Oportunidades de contato entre o adulto e a criança em creches. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 158, n. 4, p. 130-163, 1987.

SERRANO, Solange Aparecida. O abrigamento de crianças de 0 a 6 anos de idade: caracterizando esse contexto. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Ana Cecilia Oliveira. Acampamentos e assentamentos rurais como contextos de educação compartilhada das crianças de 0-6 anos. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 2016.

SILVA, Ana Paula Soares. Espaço rural e relações intergeracionais: considerações a partir de uma experiência em assentamento da reforma agrária. 2016. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2016.

SILVA, Ana Paula Soares. et al. Prática comunitária e o trabalho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com crianças e adolescentes em Ribeirão Preto/SP - Brasil. Global Journal of Community Psychology Practice, Wichita, v. 7, n. 1S, p. 1-22, 2016.

SILVA, Fernanda Lacerda; SOLON, Lilian Almeida Guimarães; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A perspectiva da criança sobre seu processo de abrigamento. In: Anais do XIII Encontro Científico do CINDEDI, Ribeirão Preto: CINDEDI, 2008. p. 11-12.

SILVA, Juliana Bezzon. Crianças assentadas e educação infantil no/do campo: contextos e significações. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2012.

SÓLON, Lilian Almeida Guimarães. A perspectiva da criança sobre seu processo de adoção. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. 2006.

SÓLON, Lilian Almeida Guimarães; COSTA, Nina Rosa Amaral; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Conversando com crianças. In: Silvia Helena Vieira Cruz (Org.). A criança fala. A escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008. p. 204-224.

STAMBAK, Mira; VERBA, Mina. Organization of some social play among toddlers: an ecological approach. In, E. Mueller; C.R. Cooper (Orgs.). Process and outcome in peer relationships. New York: Academic Press, 1986. p. 229-247.

YAZLLE, Claudia Helena Diógenes. Pré-escolas convivendo com a paralisia cerebral. Uma análise do processo de inclusão/exclusão. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, 2000.

YAZLLE, Claudia Helena Diógenes; AMORIM, Kátia de Souza; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. A RedSig como recurso metodológico na investigação do processo de inclusão de crianças portadoras de paralisia cerebral na pré-escola. In: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira et al. (Org.). Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 190-206.

VALSINER, Jaan. Culture and the Development of Children’s Actions. Great Britain: John Wiley & Sons, 1987.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 71, p. 21-44, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 863-869, 2011.

WADDINGTON, Conrad Hal. Principles of Development and Differentiation. New York: MacMillan, 1957.

WALLON, Henri. Os meios, os grupos e a psicogênese da criança. In: Maria José Garcia. WEREBE; Jacqueline. NADEL-BRULFERT (Orgs.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1959. p. 168-178.

WHITE, Elizabeth Jayne. et al. Expectations and emotions concerning infant transitions to ECEC: international dialogues with parents and teachers, European Early Childhood Education Research Journal, London, v. 28, n.3, p. 363-374, 2020.

Publicado

2021-11-09