Crianças imigrantes: “necessárias”, “invisíveis”, mas “perigosas”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e73964Resumo
A intenção neste texto é apreender os sujeitos crianças em seus deslocamentos ou de suas famílias e como, de alguma maneira, foram constituintes desses processos. É, de certa forma, uma reflexão autobiográfica, pois se pauta nas marcas que a presença de crianças imigrantes/filhas de imigrantes foi deixando nas pesquisas que realizei. Procurou-se assinalar como a temática foi tratada em estudos sociológicos e históricos, assim como pelo Estado brasileiro e paulista. Considerando que nos muitos fluxos migratórios vieram várias crianças, procurou-se verificar a situação com relação a crianças no século XIX e primeiras décadas do século XX, quando, apesar de “invisíveis”, eram “perigosas” mas “necessárias”. Observou-se as repercussões nas experiências infantis no tenso período nacionalista e da Segunda Guerra Mundial de 1930 a 1950 e as restrições que recaíram sobre elas. Finalmente, refletiu-se sobre o período pós-Guerra, com a chegada de novos imigrantes e elaboração de novos projetos para as crianças.
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