To the lighthouse: a unidade da obra-prima na cumplicidade da prosa poética com a pintura e o cinema"
Resumo
Pode-se bem dizer, a respeito da obra de Virginia Woolf, que o caráter difuso que domina a concepção do design de Jacob's Room é substituído, em Mrs. Dalloway, por outro, de natureza centralizadora, regido por urn princípio redutivo, simplificador, que restringe esse romance de arquitetura clássica a regras de unidades bem marcadas: tempo, lugar e ação obedecem a severo controle, enquanto partes do mundo exterior. Esse impulso centralizador, observado em Mrs. Dalloway, persiste ainda em To the Lighthouse (1927), em razão das fortes características clássicas de sua estrutura, se bem que com o toque de originalidade sempre peculiar a visão de Virginia Woolf.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1990 Thereza Maria Lustosa de Castro Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Ilha do Desterro publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Inglês, Literaturas em Língua Inglesa e Estudos Culturais. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em inglês e português.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.