Efeitos de intervenções docentes na condução de uma atividade experimental em um laboratório didático de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p35Resumo
O efeito das intervenções docentes foi analisado no contexto de uma aula em que um grupo de estudantes de um curso de graduação desenvolvia uma atividade experimental num laboratório didático de Física. Foram focalizadas algumas das intervenções docentes realizadas no desenvolvimento dessa atividade para, em seguida, tentar compreendê-las no âmbito do que estamos denominando convites docentes . Esses construtos teóricos foram elaborados tendo como pressuposto a idéia de que, em um processo em que ensino e aprendizagem se articulam, é possível admitir a realização de uma experiência de aprendizagem tanto do ponto de vista de quem ensina como de quem aprende. Nossa análise sobre a situação investigada apóia-se nas proposições de Winnicott acerca do processo inconsciente que caracteriza o progressivo afastamento que a criança realiza em relação à mãe em seu desenvolvimento. Nossos resultados sugerem que não é qualquer intervenção que pode colocar em marcha a articulação entre ensino e aprendizagem e possibilitar novas experiências aos estudantes, bem como ajudá-los a rever suas crenças acerca de um determinado conhecimento. Sugerem, também, que uma experiência de aprendizagem só se configura quando o sujeito investe sua subjetividade no enfrentamento das dificuldades que experimenta em seu processo educativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >