Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências

Autores

  • Alberto Villani USP - São Paulo
  • Elisabeth Barolli UNICAMP - São Paulo
  • Tânia Cristina Baptista Cabral UERGS - Rio Grande do Sul
  • Maria Beatriz Fagundes CEFET/SP - São Paulo
  • Sergio C. Yamazak USP - São Paulo

Resumo

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Biografia do Autor

Alberto Villani, USP - São Paulo

Graduação em Filosofia - Licenza - Aloisianum Facultas Philosophica (1966), graduação em Fisica - Laurea - Universita degli Studi di Padova (1969) e doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Livre Docência pela Universidade de São Paulo(1987) e pos-doutorado pela Universitá di Bologna (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Elisabeth Barolli, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1978), graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado pela Universidade de Lisboa (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tânia Cristina Baptista Cabral, UERGS - Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 1998.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Beatriz Fagundes, CEFET/SP - São Paulo

Graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação (modalidade Física) pela Universidade Livre de Berlim (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1997-01-01

Como Citar

Villani, A., Barolli, E., Cabral, T. C. B., Fagundes, M. B., & Yamazak, S. C. (1997). Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 14(1), 37–55. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)