Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências

Autores

  • Sergio de Mello Arruda UEL - Párana
  • Alberto Villani USP - São Paulo
  • Michele Hidemi Ueno UEL - Párana
  • Valéria Silva Dias USP - São Paulo

Resumo

Neste trabalho, queremos complementar as considerações implícitas na aprendizagem significativa, introduzindo, pelo menos em parte, o universo inconsciente. Inicialmente, apresentaremos nossa leitura sobre aprendizagem significativa; em seguida, mostraremos o papel do desejo e da satisfação inconsciente na educação, finalizando com a apresentação e a discussão de vários exemplos na História da Ciência e na aprendizagem em ciências.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, UEL - Párana

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alberto Villani, USP - São Paulo

Graduação em Filosofia - Licenza - Aloisianum Facultas Philosophica (1966), graduação em Fisica - Laurea - Universita degli Studi di Padova (1969) e doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Livre Docência pela Universidade de São Paulo(1987) e pos-doutorado pela Universitá di Bologna (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Michele Hidemi Ueno, UEL - Párana

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), aperfeicoamento em CURSO DE FOMAÇÃO COMO ANALISTA pelo INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA (2004) e aperfeicoamento em DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E COMPETÊNCIA REFLEXI pela Universidade Estadual de Londrina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Valéria Silva Dias, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo - USP (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Arruda, S. de M., Villani, A., Ueno, M. H., & Dias, V. S. (2004). Da aprendizagem significativa à aprendizagem satisfatória na educação em ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21(2), 194–223. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6432

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>