Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p493Resumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar o processo de aprendizagem da docência no contexto do programa PIBID. Nesta situação estudada, buscamos por evidências de aprendizado docente em um grupo de estudantes da Licenciatura em Física, bolsistas do PIBID, por intermédio de um instrumento denominado Focos da Aprendizagem Docente (FAD). Como resultado das análises, além da conclusão de que o PIBID pode ser considerado uma configuração propícia para o aprendizado da docência, foi possível constatar que as atividades realizadas na escola possibilitaram que os estudantes: (i) enriquecessem o conhecimento de ‘casos’ relacionados ao contexto ensino-aprendizagem; (ii) ampliassem as reflexões sobre sua própria prática em sala de aula, antes e após a sua realização; e (iii) diminuíssem sua dependência em relação ao professor supervisor, aumentando a sua autonomia docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >