O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de ciências e Matemática

Autores

  • Sergio de Mello Arruda UEL - Párana
  • Michele Hidemi Ueno UEL - Párana
  • Alessandra Guizellini UEL - Párana
  • Marinez Meneghello Passos
  • João Batista Martins UEL - Paraná

Resumo

Nesse trabalho, procuramos entender algumas dificuldades inerentes à profissão de professor de Ciências e Matemática, como resultado de tensões existentes entre uma tendência ao pensamento convergente, que vai moldando o modo de pensamento do futuro professor ao longo de sua formação básica em ciências, em especial nas áreas mencionadas acima e um modo de pensar divergente, desenvolvido a partir da prática de sala de aula, das expectativas e conflitos gerados nos relacionamentos entre alunos e professores, das angústias provocadas no interior das instituições. Essa maneira de entender a função docente foi inspirada nas idéias do filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn, que via o progresso científico como uma alternância entre momentos em que o cientista atua a partir de consensos estabelecidos em torno de um paradigma único (ciência normal) e momentos onde a pesquisa se caracteriza pelo debate dos fundamentos até o estabelecimento de novo consenso (revolução científica). No sentido de dar alguma articulação às idéias colocadas acima, fazemos referência a alguns dados de pesquisas realizadas com futuros e atuais professores nas áreas mencionadas acima.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, UEL - Párana

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Michele Hidemi Ueno, UEL - Párana

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), aperfeicoamento em CURSO DE FOMAÇÃO COMO ANALISTA pelo INSTITUTO DA PSICANÁLISE LACANIANA (2004) e aperfeicoamento em DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E COMPETÊNCIA REFLEXI pela Universidade Estadual de Londrina (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marinez Meneghello Passos

Mestrado em Matemática pela UEL em 1989 e Mestrado em Educação pela UEL em 2004. Doutorando em Educação para a Ciência -UNESP-BAURU pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 2005.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Arruda, S. de M., Ueno, M. H., Guizellini, A., Passos, M. M., & Martins, J. B. (2005). O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de ciências e Matemática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(2), 220–239. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6386

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>