O pensamento convergente, o pensamento divergente e a formação de professores de ciências e Matemática
Resumo
Nesse trabalho, procuramos entender algumas dificuldades inerentes à profissão de professor de Ciências e Matemática, como resultado de tensões existentes entre uma tendência ao pensamento convergente, que vai moldando o modo de pensamento do futuro professor ao longo de sua formação básica em ciências, em especial nas áreas mencionadas acima e um modo de pensar divergente, desenvolvido a partir da prática de sala de aula, das expectativas e conflitos gerados nos relacionamentos entre alunos e professores, das angústias provocadas no interior das instituições. Essa maneira de entender a função docente foi inspirada nas idéias do filósofo e historiador da ciência Thomas Kuhn, que via o progresso científico como uma alternância entre momentos em que o cientista atua a partir de consensos estabelecidos em torno de um paradigma único (ciência normal) e momentos onde a pesquisa se caracteriza pelo debate dos fundamentos até o estabelecimento de novo consenso (revolução científica). No sentido de dar alguma articulação às idéias colocadas acima, fazemos referência a alguns dados de pesquisas realizadas com futuros e atuais professores nas áreas mencionadas acima.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >