Laboratório caseiro de física moderna

Autores

  • Sergio de Mello Arruda UEL - Párana
  • Dari de Oliveira Toginho Filho UEL - Paraná

Resumo

A montagem de um laboratório de Física Moderna enfrenta um obstáculo muitas vezes intransponível: o alto custo dos equipamentos. Entretanto, na ausência de equipamentos sofisticados, é possível a realização de experimentos utilizando materiais de baixo custo. Nesse artigo descrevemos alguns deles: a produção de altas tensões com a bobina de Tesla; montagem de redes de difração com cds; a utilização de lâmpadas comerciais para a obtenção de espectros; o efeito fotoelétrico com lâmpadas comerciais de mercúrio. Os experimentos têm caráter demonstrativo e podem ser utilizados no ensino fundamental e médio ou para a divulgação científica.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, UEL - Párana

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Dari de Oliveira Toginho Filho, UEL - Paraná

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Arruda, S. de M., & Toginho Filho, D. de O. (2004). Laboratório caseiro de física moderna. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 390–395. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10028

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>