Mudança conceitual no Ensino de Ciências

Autores

  • Sergio de Mello Arruda UEL - Párana
  • Alberto Villani USP - São Paulo

Resumo

Nesse trabalho foi feita uma síntese do modelo de mudança conceitual (MMC) de Posner, Strike, Hewson e Gertzog (1982), um dos principais modelos teóricos que servem de base a investigações sobre estratégias instrucionais no ensino de ciências. São apresentadas as modificações introduzidas nos últimos anos e também são discutidas algumas recentes aplicações em pesquisa. Nosso principal objetivo é divulgar o modelo, que ainda não é muito conhecido no Brasil e mostrar sua potencialidade e fertilidade como programa de pesquisa.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, UEL - Párana

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alberto Villani, USP - São Paulo

Graduação em Filosofia - Licenza - Aloisianum Facultas Philosophica (1966), graduação em Fisica - Laurea - Universita degli Studi di Padova (1969) e doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Livre Docência pela Universidade de São Paulo(1987) e pos-doutorado pela Universitá di Bologna (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Arruda, S. de M., & Villani, A. (1994). Mudança conceitual no Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(2), 88–99. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>