Pêndulo de Wilberforce: uma proposta de montagem para ambientes educativos informais e laboratórios didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p409Resumo
O Pêndulo de Wilberforce é um conhecido experimento para demonstrar oscilações acopladas comumente restritas aos modos longitudinal e rotacional de um sistema massa-mola, sendo interessante para o estudo do princípio de conservação da energia. Dentro dessa finalidade, há muita divulgação sobre como educacionalmente discuti-lo nos níveis básico e universitário de ensino. Aos envolvidos com os ambientes educativos informais, como Museus de Ciência e Tecnologia (MCTs), este trabalho apresenta uma proposta de montagem desse experimento, inserindo uma automatização inovadora que permite aos próprios visitantes realizarem uma demonstração dentro da perspectiva lúdica que esses lugares anseiam. Laboratórios didáticos e interessados em geral podem também se beneficiar desta elaboração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >