Lei de hooke: uma comparação entre sistemas lineares

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Chrystie Jacob Almeida UEL - Paraná

Resumo

Neste trabalho propomos quatro montagens alternativas para substituir a mola de aço, que é tradicionalmente usada nos laboratórios de segundo grau, para verificar a lei de Hooke. Cinco experimentos, com materiais diferentes da mola de aço, foram testados: uma mola de aço convencional, duas molas de plástico de encadernação com diâmetros diferentes, um elástico, um par de lâminas de aço e uma régua de madeira. Da análise gráfica dos resultados, selecionamos determinadas faixas de dados onde as constantes elásticas dos equipamentos têm um comportamento considerado constante. Como veremos, conseguiu-se com o uso de réguas ou molas de plástico, uma qualidade nas medidas semelhante à da mola de aço. Portanto, fica para os professores a sugestão da possível substituição da mola de aço pela régua ou pelas molas de plástico de encadernação.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Laburú, C. E., & Almeida, C. J. (1998). Lei de hooke: uma comparação entre sistemas lineares. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 15(1), 71–81. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6972

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>