Laboratório caseiro pára-raios: um experimento simples e de baixo custo para a eletrostática

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Osmar Henrique Moura da Silva UEL - Páraná
  • Marcelo Alves Barros UEL - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p168

Palavras-chave:

Experimento, Baixo custo, Eletrostática, Páraraios

Resumo

Com o objetivo de contribuir para tornar significativa a aprendizagem científica, este trabalho propõe um experimento simples e de baixo custo para demonstrar conhecimentos de eletrostática estudados no Ensino Médio. A proposta experimental tem, ainda, a preocupação de enfocar o conteúdo, ligando-o ao cotidiano tecnológico. Sendo assim, devido ao interesse prático que possa despertar no aluno, apresentamos o funcionamento de um idealizado pára- raios, de modo a aplicar conhecimentos escolares de eletrostática, mostrando que os mesmos podem ter uma utilidade importante no dia-a-dia e que não permanecem como uma abstração desligada ou distante da realidade.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Osmar Henrique Moura da Silva, UEL - Páraná

Marcelo Alves Barros, UEL - Paraná

Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigos