Princípio de funcionamento do motor elétrico universal: reflexão educacional a partir de explicações de uma versão didática tipo série
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p177Resumo
É comum a divulgação de determinada versão simples e de baixo custo do motor elétrico tipo série (ou universal) para fins pedagógicos que pode ser muito proveitosa. No entanto, devido à sua geometria e disposição das bobinas, percebe-se uma dificuldade para se determinar as direções e os sentidos das forças responsáveis pelo torque no rotor, originando explicações inadequadas ou incompletas do seu princípio de funcionamento. Essa dificuldade se faz presente em divulgações a respeito desse motor sendo ainda corroborada por revelações de uma amostra de professores investigada que se dedicou a estudar o experimento. Considerando isso, este estudo contribui para melhor aclarar a origem do movimento rotacional do rotor da versão didática do motor em série aqui apresentada na medida em que fica ajustada corretamente a aplicação das forças magnéticas ali envolvidas. Finaliza-se com uma reflexão que conscientiza acerca do cuidado educacional a respeito das explicações físicas do funcionamento dos motores elétricos em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >