Princípio de funcionamento do motor elétrico universal: reflexão educacional a partir de explicações de uma versão didática tipo série

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Urbano Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p177

Resumo

É comum a divulgação de determinada versão simples e de baixo custo do motor elétrico tipo série (ou universal) para fins pedagógicos que pode ser muito proveitosa. No entanto, devido à sua geometria e disposição das bobinas, percebe-se uma dificuldade para se determinar as direções e os sentidos das forças responsáveis pelo torque no rotor, originando explicações inadequadas ou incompletas do seu princípio de funcionamento. Essa dificuldade se faz presente em divulgações a respeito desse motor sendo ainda corroborada por revelações de uma amostra de professores investigada que se dedicou a estudar o experimento. Considerando isso, este estudo contribui para melhor aclarar a origem do movimento rotacional do rotor da versão didática do motor em série aqui apresentada na medida em que fica ajustada corretamente a aplicação das forças magnéticas ali envolvidas. Finaliza-se com uma reflexão que conscientiza acerca do cuidado educacional a respeito das explicações físicas do funcionamento dos motores elétricos em geral.

 

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Alexandre Urbano, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Depto de Física

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Depto de Física

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Publicado

2013-04-15

Como Citar

Silva, O. H. M. da, Urbano, A., & Laburú, C. E. (2013). Princípio de funcionamento do motor elétrico universal: reflexão educacional a partir de explicações de uma versão didática tipo série. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(1), 177–190. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p177

Edição

Seção

Física Geral

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