Visualizando ondas eletromagnéticas estacionárias (um experimento na cozinha de casa)

Autores

  • Carlos Eduardo Laburú UEL - Párana
  • Maria Inês Nobre Ota UEL - Paraná
  • Rodrigo Leonardo de Oliveira Basso UEL - Paraná
  • Chrystie Jacob Almeida UEL - Paraná

Resumo

Inserido numa proposta para o ensino médio de Física, aplicado à tecnologia contemporânea, este trabalho propõe um experimento caseiro para visualizar ondas eletromagnéticas estacionárias que se formam no interior da cavidade de um forno microondas. A idéia central é partir da motivação inicial dada por este experimento, quando se está estudando, por exemplo, o tópico “ondas”, na disciplina de Física, a fim de compreender o funcionamento deste eletrodoméstico que faz parte do cotidiano dos alunos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Laburú, UEL - Párana

Bacharelado e licenciatura no Instituto de Física pela Universidade de São Paulo (1981; 1983), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maria Inês Nobre Ota, UEL - Paraná

Graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rodrigo Leonardo de Oliveira Basso, UEL - Paraná

Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Laburú, C. E., Ota, M. I. N., Basso, R. L. de O., & Almeida, C. J. (2004). Visualizando ondas eletromagnéticas estacionárias (um experimento na cozinha de casa). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 171–178. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10002

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>