Estudo exploratório sobre o uso da palavra “metacognição” em artigos publicados em periódicos brasileiros do ensino de ciências e matemática de 2007 a 2017

Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Marinez Meneghello Passos, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, Sergio de Mello Arruda

Resumo


Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso da palavra “metacognição” em artigos publicados nos periódicos brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática dos estratos A1 e A2 da CAPES, de 2007 a 2017. O corpus da pesquisa foi constituído de 430 artigos que foram analisados mediante os procedimentos da Análise de Conteúdo. Foram realizados dois movimentos interpretativos: o primeiro focalizou a intencionalidade geral do artigo, explorando os contextos em que a palavra metacognição foi utilizada, sistematizadas nas seis categorias emergentes: Processo de Aprendizagem; Processo Metacognitivo; Formação de Professores; Instrumento de Avaliação; Objeto de Aprendizagem e Ambiente de Aprendizagem; o segundo buscou pelos significados da palavra metacognição apresentados nos artigos, em que emergiram treze categorias: Processo Metacognitivo; Estratégia Metacognitiva; Habilidade Metacognitiva; Caráter Metacognitivo; Pensamento Metacognitivo; Aprendizagem; Conhecimento Metacognitivo; Metacognição Docente; Autorregulação; Tomada de Consciência; Competência Metacognitiva; Modelo Metacognitivo e Nível Metacognitivo. A partir dessas análises resultou o que chamamos de “diagrama geral” que representa uma síntese das pesquisas sobre metacognição publicadas nos periódicos brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática nos últimos 11 anos.


Palavras-chave


Metacognição; Ensino de ciências; Estudo exploratório

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p6

 


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