Sequência Didática para o ensino de Astronomia

Autores

  • Victor Peres Silva E.E. Prof. Levindo Lambert, E.E. Coronel Idalino Ribeiro
  • Michele Hidemi Ueno Guimarães Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e72529

Palavras-chave:

Astronomia, Sequência Didática, Ensino de Ciências, Visões do Céu

Resumo

Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos a investigação cujos resultados apresentamos neste artigo. Por meio de um questionário, diversos professores de uma escola da rede pública do estado de Minas Gerais foram interpelados sobre suas limitações conceituais relacionadas à Astronomia, o que contribuiu com a evidenciação de diversas dificuldades teóricas básicas, tais como: dias da semana, estações do ano, fases da lua e Astronomia observacional. Perante esse quadro, realizou-se a elaboração de uma Sequência Didática (SD), com o apoio metodológico dos três momentos pedagógicos: problematização inicial; organização do conhecimento; aplicação do conhecimento. A descrição do processo de elaboração e a Sequência Didática é o que apresentamos neste artigo. Participaram de nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2º ano. A escolha pelo 2º ano foi, primeiramente, pelo fato de que a maioria dos professores selecionados ministrava aulas nessas turmas e, também, pela presença de conteúdos de Astronomia e de Cosmologia nas disciplinas de Geografia e de Física. Destacamos, ainda, que diante do que realizamos, podemos afirmar que a Astronomia e a Cosmologia podem ser instrumentos de mobilização a favor do Ensino de Ciências e sobre a Ciência. Todavia, percebeu-se, mediante as respostas coletadas junto aos professores sujeitos de nossa pesquisa, a dificuldade deles com relação ao conhecimento dos conteúdos pertinentes a essas áreas da Ciência. Por isso, buscou-se por atividades que sanassem essas limitações apontadas e que culminou na SD, que objetivou dar significado ao aprendizado científico da Astronomia e da Cosmologia, tanto para os professores em exercício quanto para seus alunos.

Biografia do Autor

Victor Peres Silva, E.E. Prof. Levindo Lambert, E.E. Coronel Idalino Ribeiro

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Salinas. É professor efetivo na SEE-MG nas escolas: E.E. Prof. Levindo Lambert e E.E. Coronel Idalino Ribeiro. Atua como bolsista da Capes no Programa de Residência Pedagógica como preceptor. 

 

Michele Hidemi Ueno Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta do Departamento de Física, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora Colaboradora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. 

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).  Com o apoio do CNPq.

E-mail: marinezpassos@uel.br.

Referências

AMARAL, P.; OLIVEIRA, C. E. Q. V. Astronomia nos livros didáticos de Ciências – uma análise do PNLD 2008. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 12, p. 31-55, 2011.

ANGOTTI, J. P. Solução alternativa para a formação de professores de Ciências: um projeto educacional desenvolvido na Guiné Bissau. 1982. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

AROCA, S. C.; SILVA, C. C. Ensino de astronomia em um espaço não formal: observação do Sol e de manchas solares. Revista Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 1402-1402, 2011.

BARRIO, J. B. M. A investigação educativa em Astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem. In: LONGHINI, M. D. (Org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas: Editora Átomo, 2010. p. 159-178.

BERNARDES, A. O. Observação do céu aliada à utilização do software Stellarium no ensino de Astronomia em turmas de educação de jovens e adultos (EJA). Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 10, p. 7-22, 2010.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Geociências da UNICAMP, Campinas.

CANALLE, J. B. G. A luneta com lentes de óculos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 11, n. 3, p. 212-220, 1994.

CANALLE, J. B. G. Simplificando a luneta com lentes de óculos. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 21-130, 2005.

CARNEIRO, M. H. da S.; SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 119-130, 2005.

COSTA, S; EUZÉBIO, G. J; DAMASIO, F. A astronomia na formação inicial de professores de ciências. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 22, p. 59-80, 2016.

COSTA JUNIOR, E.; OLIVEIRA, J. C. Conhecimentos de Astronomia de professores do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), 22, 2017, São Carlos. Anais... São Carlos: Sociedade Brasileira de Física, 2017.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora para o Ensino de Ciências na Educação Formal. 1982. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

FERREIRA, F. P; LEITE, C. A forma e os movimentos da terra: percepções de professores acerca das relações entre observação cotidiana e os modelos científicos. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 19, p. 123-146, 2015.

FERNANDES, G. B. C. Uma abordagem humanista para o ensino de Astronomia no nível médio. In: JAFELICE, L. C.; FREITAS, M. L. S. L.; FERNANDES, G. B. C.; MEDEIROS, L. A. L. (Org.). Astronomia, educação e cultura – abordagens transdisciplinares para os vários níveis de ensino. Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2012. p. 89-145.

GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. Astronomia na sala de aula: por quê? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 9, p. 7-15, 2010.

GIOVANNINI, O.; PELLENZ, D.; CATELLI, F. O lado escuro da Lua nunca apanha Sol? Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 17, p. 91-106, 2014.

GLEISER, M. Por que ensinar Física? Física na Escola, [s.l.], v. 1, n. 1, 2000.

HAWKING, S.; MLODINOW, L. Uma nova história do tempo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

HAWKING, S.; MLODINOW, L. O grande projeto. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

IACHEL, G. A montagem e a utilização de lunetas de baixo custo como experiência motivadora ao ensino de Astronomia. Revista Brasileira de Ensino de Física, Florianópolis, v. 31, n. 4, p. 4502-4508, 2009.

JUNIOR, A. J. R; REIS, T. H; DOS REIS GERMINARO, D. Disciplinas e professores de Astronomia nos cursos de licenciatura em Física das universidades brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 18, p. 89-101, 2014.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1991.

LAMEU, L. de P.; GARCIA, G. M. P.; STANO, R. C. M. T. Investigação temática aos três momentos pedagógicos: contribuições para um currículo crítico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SINECT), 3, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa, 2012.

LAMEU, L. de P.; LANGHI, R. O sistema solar no CD: um objeto de aprendizagem de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 25, p. 71-93, 2018.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2004. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

LANGHI, R. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007.

LANGHI, R.; NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.

LEITE, C. Os Professores de Ciência e suas Formas de Pensar a Astronomia. São Paulo: USP, 2002. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Física, Faculdade de Educação, Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LEITE, C. Formação dos Professores de Ciência em Astronomia: Uma Proposta com Enfoque na Espacialidade. 2006. Tese (Doutorado) - Instituto de Física, Faculdade de Educação, Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

LEITE, C.; HOSOUME, Y. O professor de Ciências e sua forma de pensar a Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, v. 4, p. 47-68, 2007.

LEITE, C.; HOSOUME, Y. Programa nacional do livro didático e a Astronomia na educação fundamental. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Número Extra, p. 2152-2157, 2009.

LONGHINI, M, D.; GOMIDE, H. A. Ensino de Astronomia: concepções de professores em formação e em serviço. In: Simpósio Nacional em Educação em Astronomia (SNEA), 1., 2011, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Astronômica Brasileira, 2011.

MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. Especial 1, p. 526-613, 2012.

MARENGÃO, L. S. Os três momentos pedagógicos e a elaboração de problemas de Física pelos estudantes. 2012. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

MENEZES, L. C.; ROUXINOL, E.; BROCKINGTON, G.; GURGEL, I.; PIASSI, L. P. C.; BONETTI, M. C.; OLIVEIRA, M. P. P; SIQUEIRA, M. R. P.; SALEM, S.; HOSOUME, Y. Caderno do professor: física, ensino médio – 1ª série. São Paulo: SEE, 2009. v. 3.

MILONE, A. D; WUENSCHE, C.; RODRIGUES, C.; JABLONSKI, F.; CAPELATO, H.; VILAS-BOAS, J. W; NETO, T. Introdução à Astronomia e Astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE – 7177-PUD/38, Ministério da Ciência e Tecnologia, São José dos Campos, 2003.

MINAS GERAIS, CBC – Currículo Básico Comum. Proposta Curricular: Ciências Naturais, Ensino Fundamental II, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2007.

MOURÃO, R. R. F. O Livro de Ouro do Universo. Rio de Janeiro: Ediouro. 2005.

NETO, R. S. A formação de professores de Física para o ensino de Astronomia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), 22, 2017, São Carlos. Anais... São Carlos: Sociedade Brasileira de Física, 2017.

NOGUEIRA, S.; CANALLE, J. B. G. Astronomia: ensino fundamental e médio. [s.l.], Coleção Explorando o Ensino, 2009. v.11.

OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. de F. O. Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004. v. 780.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. A Física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

PEIXOTO, P. E.; RAMOS, E. M. F.; BENETTI, B. Ensino de Astronomia e a formação de licenciandos em Pedagogia e Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2013.

ROBERTO JUNIOR, A. J; REIS, T. H. GERMINARO, D. R. Disciplinas e Professores de Astronomia nos Cursos de Licenciatura em Física das Universidades Brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, n. 18, p. 89-101, 2014.

ROSA, P. R. S. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino. Campo Grande: UFMS, 2013.

SANTOS, A. J. de J.; VOELZKE, M. R.; ARAÚJO, M. S. T. de. O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 3, p. 1137-1174, 2012.

SANTOS, R. F.; SILVA, M. W.; HONORATO, A.; PINTO, A. E. A.; FLORCZAK, M. A.; GUEDES, H. G. Concepções e expectativas de estudantes de ensino médio sobre a inserção de tópicos de Astronomia na disciplina de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (SNEF), 20, 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade brasileira de Física, 2013.

SANZOVO, D. T; LABURÚ, C. E. Análise iconológica de imagens em livros paradidáticos de Astronomia. In: SIMPÓSIO NACIONAL EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (SNEA), 3, 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

SILVA, V. P. Ensino de Astronomia na perspectiva dos três momentos pedagógicos: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas. Salinas: IFNMG, 2014.

SILVA, V. P. Visões do céu: uma sequência didática para o ensino de Astronomia. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – área de concentração: Ensino de Física) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

SILVA, V. P.; CASTRO, L. A. Os 3mp no ensino de Astronomia: uma experiência com licenciandos em Ciências Biológicas. In: SIMPÓSIO NACIONAL EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (SNEA), 3, 2014, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

VOELZKE, M. B.; GONZAGA, E. P. Análise dos conceitos astronômicos apresentados por professores de algumas escolas estaduais brasileiras. In: SIMPÓSIO NACIONAL EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (SNEA), 1, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Astronômica Brasileira, 2011.

WUENSCHE, C. A; VILLELA, T; TELLO, C; FERREIRA, I. S. Arqueologia cósmica com a radiação cósmica de fundo em microondas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 27, p. 647-671, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educativos