Aprendizagem científica no trabalho

Autores

  • Sergio de Mello Arruda Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina
  • Marinez Meneghello Passos Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina
  • Edelaine Cristina Andrade Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina
  • Marcus Vinicius Martinez Piratelo Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n1p263

Palavras-chave:

Aprendizagem no trabalho, Aprendizagem informal, Teoria social de Wenger, Saberes docentes

Resumo

O presente artigo trata da aprendizagem científica no trabalho. A pesquisa é parte de um projeto mais amplo de avançar na compreensão da aprendizagem informal nas diversas configurações em que ela pode ser encontrada. Foram realizadas duas tomadas de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco trabalhadores da construção civil e com dois técnicos em conserto de refrigeradores. Para a organização e análise dos dados foram utilizados os procedimentos da Análise Textual Discursiva, com categorias a priori estruturadas de acordo com as dimensões da aprendizagem de Illeris (2013). Nas análises empregamos a teoria social da aprendizagem de Wenger (2013) e uma analogia entre os saberes do trabalho e os saberes docentes de Tardif (2002). Os resultados apontam que: os saberes construídos pelos sujeitos são constituídos como um conjunto de representações a partir das quais eles interpretam, compreendem e resolvem os problemas de sua prática cotidiana; tais saberes foram construídos porque são úteis e necessários para a prática da profissão; a aprendizagem de tais saberes se deu principalmente com o auxílio dos colegas mais experientes da comunidade de que faziam parte.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina

Marinez Meneghello Passos, Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina

Edelaine Cristina Andrade, Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina

Marcus Vinicius Martinez Piratelo, Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Espaços não formais no ensino de Física