Aprendizagem científica informal no PIBID: identificando e interpretando os focos da aprendizagem científica

Autores/as

  • Thomas Barbosa Fejolo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, UEL, PR
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina, PR
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p628

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a aprendizagem científica informal no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tomamos como referência os focos do aprendizado científico informal (FAC), que representam seis dimensões da aprendizagem, a saber: 1) Desenvolvimento do interesse pela ciência; 2) Compreensão de conhecimento científico; 3) Engajamento em raciocínio científico; 4) Reflexão sobre a ciência; 5) Engajamento na prática científica; 6) Identificação com a ciência. Para o levantamento de dados utilizou-se o registro em filmagem das interações e diálogos de estudantes de graduação, enquanto realizavam atividades de espectroscopia em laboratório de óptica. Com base nos procedimentos da Análise de Conteúdo e por meio das interpretações das falas, investigamos quais dos seis focos estiveram presentes durante a ação dos estudantes nas atividades. Como resultado traçamos um perfil de aprendizagem para cada estudante, distribuindo as comunicações nos diferentes focos do aprendizado científico informal.

Biografía del autor/a

Thomas Barbosa Fejolo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, UEL, PR

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Com apoia da CAPES.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina, PR

Departamento de Física – UEL

Com apoio do CNPq

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina, PR

Departamento de Matemática – UEL

Publicado

2013-10-17

Cómo citar

Fejolo, T. B., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2013). Aprendizagem científica informal no PIBID: identificando e interpretando os focos da aprendizagem científica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(3), 628–649. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p628

Número

Sección

Espaços não formais no ensino de Física

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