Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física

Autores

  • Marcus Vinícius Martinez Piratelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL
  • Marinez Meneghello Passos Departamento de Matemática – UEL
  • Sergio de Mello Arruda Departamento de Física – UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p493

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar o processo de aprendizagem da docência no contexto do programa PIBID. Nesta situação estudada, buscamos por evidências de aprendizado docente em um grupo de estudantes da Licenciatura em Física, bolsistas do PIBID, por intermédio de um instrumento denominado Focos da Aprendizagem Docente (FAD). Como resultado das análises, além da conclusão de que o PIBID pode ser considerado uma configuração propícia para o aprendizado da docência, foi possível constatar que as atividades realizadas na escola possibilitaram que os estudantes: (i) enriquecessem o conhecimento de ‘casos’ relacionados ao contexto ensino-aprendizagem; (ii) ampliassem as reflexões sobre sua própria prática em sala de aula, antes e após a sua realização; e (iii) diminuíssem sua dependência em relação ao professor supervisor, aumentando a sua autonomia docente. 

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Martinez Piratelo, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL

Marinez Meneghello Passos, Departamento de Matemática – UEL

Sergio de Mello Arruda, Departamento de Física – UEL

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

Piratelo, M. V. M., Passos, M. M., & Arruda, S. de M. (2014). Um estudo a respeito das evidências de aprendizado docente no PIBID da Licenciatura em Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 31(3), 493–517. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p493

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>