Perfil subjetivo: estudos de caso

Autores

  • Alberto Villani USP - São Paulo
  • Dulceval de Andrade Santana USP - São Paulo
  • Sergio de Mello Arruda UEL - Párana

Resumo

Neste trabalho analisamos a história de três alunos de uma disciplina de um curso de pós-graduação, enfocando, em particular, seu envolvimento e desempenho na mesma. Para isso, utilizamos um instrumento denominado perfil subjetivo , com o qual é possível representarmos a disponibilidade de determinado aluno em relação à sua própria aprendizagem. Traçamos o perfil subjetivo de cada aluno, no início e no final da disciplina, e do professor, o que nos permitiu visualizar e interpretar a evolução da aprendizagem de cada um deles ao longo do tempo e apontar alguns elementos que atuaram positiva ou negativamente nessa evolução.

Biografia do Autor

Alberto Villani, USP - São Paulo

Graduação em Filosofia - Licenza - Aloisianum Facultas Philosophica (1966), graduação em Fisica - Laurea - Universita degli Studi di Padova (1969) e doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Livre Docência pela Universidade de São Paulo(1987) e pos-doutorado pela Universitá di Bologna (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sergio de Mello Arruda, UEL - Párana

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Villani, A., Santana, D. de A., & Arruda, S. de M. (2003). Perfil subjetivo: estudos de caso. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(3), 336–371. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6529

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>