Efeitos de intervenções docentes na condução de uma atividade experimental em um laboratório didático de Física

Autores

  • Elisabeth Barolli UNICAMP - São Paulo
  • Marisa Franzoni UNISAL - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p35

Resumo

O efeito das intervenções docentes foi analisado no contexto de uma aula em que um grupo de estudantes de um curso de graduação desenvolvia uma atividade experimental num laboratório didático de Física. Foram focalizadas algumas das intervenções docentes realizadas no desenvolvimento dessa atividade para, em seguida, tentar compreendê-las no âmbito do que estamos denominando convites docentes . Esses construtos teóricos foram elaborados tendo como pressuposto a idéia de que, em um processo em que ensino e aprendizagem se articulam, é possível admitir a realização de uma experiência de aprendizagem tanto do ponto de vista de quem ensina como de quem aprende. Nossa análise sobre a situação investigada apóia-se nas proposições de Winnicott acerca do processo inconsciente que caracteriza o progressivo afastamento que a criança realiza em relação à mãe em seu desenvolvimento. Nossos resultados sugerem que não é qualquer intervenção que pode colocar em marcha a articulação entre ensino e aprendizagem e possibilitar novas experiências aos estudantes, bem como ajudá-los a rever suas crenças acerca de um determinado conhecimento. Sugerem, também, que uma experiência de aprendizagem só se configura quando o sujeito investe sua subjetividade no enfrentamento das dificuldades que experimenta em seu processo educativo.

Biografia do Autor

Elisabeth Barolli, UNICAMP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1978), graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pos-doutorado pela Universidade de Lisboa (2007).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marisa Franzoni, UNISAL - São Paulo

Graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1987), Mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP - 2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

Barolli, E., & Franzoni, M. (2008). Efeitos de intervenções docentes na condução de uma atividade experimental em um laboratório didático de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(1), 35–54. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p35

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)