Efeitos de intervenções docentes na condução de uma atividade experimental em um laboratório didático de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p35Resumen
O efeito das intervenções docentes foi analisado no contexto de uma aula em que um grupo de estudantes de um curso de graduação desenvolvia uma atividade experimental num laboratório didático de Física. Foram focalizadas algumas das intervenções docentes realizadas no desenvolvimento dessa atividade para, em seguida, tentar compreendê-las no âmbito do que estamos denominando convites docentes . Esses construtos teóricos foram elaborados tendo como pressuposto a idéia de que, em um processo em que ensino e aprendizagem se articulam, é possível admitir a realização de uma experiência de aprendizagem tanto do ponto de vista de quem ensina como de quem aprende. Nossa análise sobre a situação investigada apóia-se nas proposições de Winnicott acerca do processo inconsciente que caracteriza o progressivo afastamento que a criança realiza em relação à mãe em seu desenvolvimento. Nossos resultados sugerem que não é qualquer intervenção que pode colocar em marcha a articulação entre ensino e aprendizagem e possibilitar novas experiências aos estudantes, bem como ajudá-los a rever suas crenças acerca de um determinado conhecimento. Sugerem, também, que uma experiência de aprendizagem só se configura quando o sujeito investe sua subjetividade no enfrentamento das dificuldades que experimenta em seu processo educativo.
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