Educação Física escolar: em busca de uma outra sociabilidade

Autores

  • Jorge Luis D'Ávila UFSM
  • Maria Lucia Paniago Lordelo Neves UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n37p30

Resumo

Analisaremos neste texto a Educação Física escolar e o Treinamento Desportivo, nessa relação, o que se observa é a primazia dos elementos técnicos e táticos de esportes como vôlei, basquete, futebol, atletismo, entendidos como conteúdo curricular predominante nessa disciplina em detrimento de outros conhecimentos da cultura corporal, também historicamente acumulados pela humanidade. Acreditamos que o professor de Educação Física escolar, que tenha fundamentada a sua prática nos princípios de superação da sociedade dividida em classes, encontrará nessa disciplina um grande instrumento em defesa da classe trabalhadora. Sobretudo essa contribuição só terá sentido se ele compreender o processo histórico da cultura corporal como uma das possibilidades de transformação da sociedade.

Biografia do Autor

Jorge Luis D'Ávila, UFSM

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.Contato: davilajorgeluis35@gmail.com

Maria Lucia Paniago Lordelo Neves, UFSM

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Contato: mlpaniago@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2012-05-05

Como Citar

D’ÁVILA, Jorge Luis; NEVES, Maria Lucia Paniago Lordelo. Educação Física escolar: em busca de uma outra sociabilidade. Motrivivência, Florianópolis, n. 37, p. 30–40, 2012. DOI: 10.5007/2175-8042.2011v23n37p30. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2011v23n37p30. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)