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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

a) A revista Motrivivência é editada pelo LaboMídia – Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável institucional pela revista, com apoio do Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física (NEPEF/CDS/UFSC) e do Portal de Periódicos UFSC - Biblioteca Universitária (BU/UFSC).

b) A Motrivivência é um veículo de difusão da produção acadêmica da área de Educação Física, Esporte e Lazer. Aceita publicar trabalhos científicos que tematizem a cultura corporal de movimento nas suas interfaces com as ciências humanas e sociais, desde abordagens socioculturais, filosóficas e pedagógicas.

c) A partir de 2015, Motrivivência assume periodicidade quadrimestral e as submissões podem ser realizadas a qualquer momento, em sistema de demanda contínua, exceto para a Seção Temática, de caráter eventual e que tem chamadas próprias da editoria, divulgadas na página da revista e nas redes sociais.

d) Os manuscritos enviados para a revista Motrivivência, em qualquer seção, devem ser inéditos e não podem estar sendo avaliados por outro periódico simultaneamente. As contribuições devem estar alinhadas com o foco e escopo editorial da revista Motrivivência, em português ou espanhol, e serão aceitas nas seguintes seções:

  • Artigos Originais - restrita à publicação de artigos inéditos, decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas. Deve conter, preferencialmente, as seguintes seções ou variações destas, de acordo com o objeto e o tipo de abordagem do mesmo: introdução; material e métodos; resultados e discussão; conclusões; referências.
  • Porta Aberta - acolhe textos de variados formatos, como artigos de revisão, ensaios, resenhas de livros, dissertações ou teses, transcrição comentada de entrevistas, resumos expandidos de teses/dissertações, relatos de experiências acadêmicas pessoais ou institucionais, etc.;
  • Seção Temática - no formato de dossiê sobre tema escolhido e divulgado pela comissão editorial, publica textos de submissão espontânea ou de demanda induzida a partir de chamada da editoria. Respeitada a temática indicada na seção, o formato dos textos pode ser: artigo original, artigo de revisão ou ensaio.

 

Na preparação do manuscrito a ser submetido devem ser observados os seguintes aspectos:

1. Os textos devem ser submetidos apenas depois de passar por revisão técnica de Português (ou Espanhol, se estiver sendo submetido nessa língua) quanto à sintaxe, concordância e semântica. Os textos que não atenderem a estes critérios serão devolvidos aos respectivos autores após a primeira análise de normalização.

2. Formato: os artigos devem ser submetidos em formato.doc (MS-Word); o arquivo não deve conter comentários.

3. Número de páginas: conter até 15 páginas em espaço simples;

4. Fonte: deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12;

5. Formatação da página: todas as margens de 2,5 cm, em modelo A4.

6. Título: em português (ou em espanhol, se o texto estiver sendo submetido nessa língua), idêntico ao registrado nos metadados, somente com a primeira letra da palavra inicial em maiúscula (e a inicial de palavras que sejam nome próprio) - os demais, em caixa baixa (letras minúsculas) -, centralizado e em negrito; caso haja um subtítulo, este deve ser grafado também em caixa baixa (minúsculas). IMPORTANTE: nenhuma chamada de nota de rodapé deve ser associada ao título.

7. Resumo: abaixo do título, deve ser inserido o resumo (ou resumen, se o texto estiver sendo submetido em língua espanhola) com, no máximo, 150 palavras. A letra inicial da primeira palavra do resumo deve ser em maiúscula. O resumo NÃO deve conter citação ou referência.

8. Palavras-chave: abaixo do resumo, inserir as palavras-chave (ou palabras-clave, se o texto estiver sendo submetido em língua espanhola). Estas devem ser constituídas por, no mínimo, três (3) e, no máximo, cinco (5) termos que identifiquem o assunto do artigo, separados por ponto e vírgula, sem ponto final. Apenas a inicial de cada palavra-chave deve ser grafada em letra maiúscula. Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

9. Autores: na submissão do arquivo em formato .doc NÃO devem constar os nomes dos autores ou qualquer outra forma de identificação dos mesmos no texto.

Obs.: a ordem da autoria do texto será rigorosamente a mesma da inserção dos nomes dos autores nos metadados. Sob hipótese alguma será permitido acrescentar ou retirar nome de coautor depois que o texto for encaminhado para avaliação.

10. Após esses dados iniciais, é desenvolvido o texto propriamente dito, seguido das referências.

11. Ao final do texto, após as referências, devem ser inseridos na seguinte ordem de apresentação: o título, o resumo e as palavras-chaves em inglês e em espanhol (ou em português e em inglês, se o texto tiver sido submetido em língua espanhola). Os resumos nestas duas línguas também devem ter, cada um, no máximo 150 palavras.

12. Os autores devem cuidar para que a identificação de autoria seja removida das “propriedades” do arquivo .doc, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. A exclusão das informações pessoais garante o critério de sigilo exigido para a avaliação por pares.

13. Para a submissão, os autores do texto deverão garantir, no formulário próprio de preenchimento obrigatório exibido no momento da submissão, serem os únicos titulares dos direitos autorais do artigo; que ele é inédito e não estão sendo avaliado por outro(s) periódico(s); e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato online (procedimento que se realiza ao "clicar" e aceitar este item no processo de submissão).

14. Coautoria – para todas as seções, serão aceitos textos com um número máximo de até cinco (5) coautores. Em caso especialíssimos, a comissão editorial poderá autorizar submissões com até seis (6) autores, desde que os mesmos justifiquem e detalhem a contribuição específica de cada um deles para a produção do texto.

  • Obs.: A revista Motrivivência adota para os textos publicados uma licença Creative Commons, que permite o livre acesso ao conteúdo, sendo vedado o seu uso para fins comerciais.

Apresentação das referências: a revista utiliza como padrão exclusivamente a norma NBR 6023/2003 da ABNT. Para sanar qualquer dúvida, sugerimos consultar documento da Biblioteca Universitária da UFSC em: http://www.bu.ufsc.br/design/SLIDES_REFERENCIAS_2011_CC.pdf. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto são da responsabilidade do autor. Informações oriundas de comunicação pessoal, trabalhos em andamento e não publicados não devem ser incluídas na lista de referências, mas podem ser indicadas em nota de rodapé na página onde for citada.

Recomendamos que os autores observem também as normas da ABNT referentes à apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

Apresentação de citações: Citações diretas com até três linhas são inseridas no próprio corpo do texto, entre aspas, com a referência conforme exemplificado abaixo. Citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas em destaque, separadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo (tamanho da fonte) ou entrelinha (distância entre as linhas) menor e sem aspas, com a letra inicial em maiúsculo, e, ao fim, seguida da referência conforme exemplificada abaixo.

Citação com reprodução de fala ou diálogo, coloca-se em destaque, separada do corpo do texto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com corpo (tamanho da fonte) ou entrelinha (distância entre as linhas) menor e entre aspas, em itálico e com a letra inicial em maiúsculo.

Quando, numa citação no corpo do texto, portanto, entre aspas, houver um trecho também com aspas, estas devem ser substituídas por aspas simples.

As indicações de autoria nas citações direta ou indireta seguem o modelo AUTOR e ANO. Nas citações diretas, a inserção do número da página é obrigatória.

Se a indicação do(s) do(s) autor(es) acontece fora de parênteses, os nomes devem ser redigidos em letras minúsculas, com exceção da primeira letra do nome de cada autor, que deve vir em maiúscula, seguido do ano da publicação e número da página - se for citação direta - no interior de parênteses, separados por vírgulas.

Exemplos:

  • Um autor: Segundo Fulano (ano, p. xx),
  • Dois autores: Para Fulano e Sicrano (ano, p. xx),
  • Três autores: Conforme Fulano, Sicrano e Beltrano (ano, p. xx),
  • Mais de três autores: Segundo Fulano et al. (ano, p. xx),

Quando a indicação dos autores é colocada dentro de parênteses, o sobrenome dos autores deve ser redigido em letras maiúsculas, seguidos do ano da publicação e número da página - se for citação direta - separados por vírgulas.

Exemplos:

  1. Um autor: (FULANO, ano, p. xx)
  2. Dois autores: (FULANO; SICRANO, ano, p. xx)
  3. Três autores: (FULANO; SICRANO; BELTRANO, ano, p. xx)
  4. Mais de três autores: (FULANO et al., ano, p. xx)

Citação de citação: trata-se da citação de fonte secundária, ou seja, de um texto que se teve acesso a partir de outro documento. Recomendamos evitar, sempre que possível, o emprego desse tipo de citação. Caso elas sejam inevitáveis, seguir o modelo abaixo:

  • Leedy (1988 apud RICHARDSON, 1991, p. 417) compartilha deste ponto de vista ao afirmar que "os estudantes estão enganados quando acreditam que eles estão fazendo pesquisa, [...]".
Na lista de referências, faz-se a referência do documento efetivamente consultado; no exemplo acima, a obra de Richardson (1991).

Imagens e figuras: quando for o caso, as ilustrações e tabelas devem ser apresentadas no interior do manuscrito na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numeradas, tituladas e apresentarem as fontes que lhes correspondem. As legendas e informações sobre as fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem vir em tamanho 11. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 dpi, formato TIF). Caso as imagens não sejam de autoria dos responsáveis pelo manuscrito, deve ser encaminhada a autorização específica para reprodução das imagens na revista como Documento Suplementar. Obras cujo autor faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização.

Apoio financeiro: é obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé na primeira página, todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do estudo que deu origem ao artigo submetido. Importante: a chamada de nota de rodapé não deve estar associada ao título.

Agradecimentos: devem ser tão breves quanto possível e aparecer como nota de rodapé na primeira página do texto. Importante: a chamada de nota de rodapé não deve estar associada ao título.

Conflito de interesses: é obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse. Mesmo julgando não haver conflitos de interesse, o(s) autor(es) deve(m) declarar essa informação no ato de submissão do artigo nos metadados (Passo 2: Metadados da Submissão, campo Conflitos de interesse e na primeira página do manuscrito, sob a forma de nota de rodapé. Os conflitos de interesse podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Importante: a chamada de nota de rodapé não deve estar associada ao título.

Integridade na Atividade Científica: A Revista Motrivivência, atenta à necessidade de boas condutas na execução e publicação de pesquisas, adota como parâmetro as diretrizes básicas propostas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As diretrizes então disponíveis em www.cnpq.br/web/guest/diretrizes.

Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos.

Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.


f) Orientações para a submissão no sistema

Os manuscritos serão recebidos somente via plataforma online (SEER).

A submissão envolve dois passos principais: a inclusão dos metadados e a transferência (upload) do manuscrito para o sistema.

1. Inclusão dos metadados: deverá conter obrigatoriamente os seguintes metadados: nomes dos autores, título do trabalho, resumo e palavras chaves; com exceção dos nomes dos autores, todos os demais metadados devem ser submetidos em português, inglês e espanhol.

Coautoria – para todas as seções, serão aceitos textos com um número máximo de cinco (5) coautores. Em caso especialíssimos, a comissão editorial poderá autorizar submissões com até seis (6) autores, desde que os mesmos justifiquem e detalhem a contribuição específica de cada um deles para a produção do texto.

OBS: COMO SUBMETER EM MAIS DE UM IDIOMA, SIGA O PASSO A PASSO - para a inclusão dos metadados nos três idiomas (passo 3) devem-se salvar os metadados dos autores e do texto em português, "salvar e continuar"; o sistema irá para o passo 4, deve-se retornar ao passo 3 para salvar os metadados (título, reumo e palavras-chave) em inglês e espanhol. Mudar para o idioma selecionado, clicar em submeter primeiro ("botão" ao lado do idioma), para que o sistema mude para a língua selecionada, e depois preencher as informações, clicando em "salvar e continuar". Repetir o processo para o último idiomar a ser preenchido. 

A submissão correta, com todos os metadados preenchidos nas três línguas (português, espanhol e inglês) é de total responsabilidade do autor do manuscrito. Uma submissão incorreta, constatada na análise preliminar de normalização, poderá resultar no arquivamento do manuscrito.

Nos demais itens de metadados solicitados pela plataforma de submissão, o campo "Resumo da Biografia" é OBRIGATÓRIO e nele devem ser informados somente os seguintes dados, nesta ordem:

  • Último grau acadêmico obtido ou em andamento (com a sigla da instituição);
  • Instituição em que trabalha ou estuda atualmente;
  • Cidade, Estado (unidade da Federação), País;
  • Endereço eletrônico de todos os autores, além de endereço postal e telefone do autor que é contato principal do trabalho.

Obs.: É também OBRIGATÓRIO o preenchimento do tópico “URL” com o link do currículo lattes de cada autor.

2. Transferência do manuscrito: Depois de preenchidos todos os metadados nos três idiomas, o passo seguinte é fazer a transferência do arquivo do texto, observando as normas e recomendações referidas no item "e" dessas diretrizes aos autores.

*Importante: após o encerramento da submissão, esta ficará ativa, ou seja, se faltar algum dado, é possível entrar no sistema e "editar metadados" posteriormente.

g) Informações sobre avaliação

 

Após submetido, o manuscrito passará por uma análise prévia de normalização, em que metadados, normas e pertinência do tema/abordagem ao foco/escopo da revista serão observados. Por decisão editorial, essa etapa de avaliação poderá resultar em solicitação de ajustes, na devolução do texto para adequação ou mesmo no seu arquivamento.

Se a submissão estiver correta e for considerada adequada, o texto será encaminhado a dois membros da Comissão de Pareceristas ou a pareceristas ad hoc, que o apreciarão observando o sistema de revisão por pares em duplo cego. No caso de avaliações discordantes, o manuscrito será encaminhado a um terceiro parecerista. Com base nos pareceres, a Comissão Editorial comunicará a decisão editorial aos autores, que poderá ser:

 

  • Aprovado para publicação;
  • Aprovado com correções obrigatórias;
  • Rejeitado para publicação (arquivado).

 

Segunda rodada de avaliação: se o parecer for de aprovação com correções obrigatórias, haverá a necessidade de uma segunda rodada de avaliação. Neste caso, a versão corrigida deverá ser submetida como "versão do autor" (à esquerda/no fim da página da submissão ativa) à submissão original dentro do prazo informado na decisão editorial.

O(s) autor(es) deve(m) prestar a atenção para as seguintes recomendações:

  1. Todas as correções realizadas na nova versão devem ser grafadas em cor VERMELHA.
  2. No caso do autor não concordar com alguma correção solicitada ou quiser prestar alguma informação complementar às revisões dos pareceristas, deve colocar sua argumentação no próprio texto, também em vermelho ou, se preferir, usando a ferramenta “Revisão/Novo Comentário” do Word.
  3. Atenção: os cuidados éticos devem ser tomados igualmente como na submissão inicial do texto, o arquivo não deve conter identificação de autoria (nem nas marcações do word, nem em formato de comentários).

h) Taxas

A revista não cobra taxas para publicação.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Formato: os artigos devem ser submetidos em formato.doc (MS-Word); o arquivo não deve conter comentários.

  2. METADADOS a serem preenchidos na plataforma da Revista:

    Título em português ou em espanhol (se o texto estiver sendo submetido nessa língua), em caixa alta (letras maiúsculas).IMPORTANTE: nenhuma chamada de nota de rodapé deve ser associada ao título.

    Resumo ou resumen (se o texto estiver sendo submetido em língua espanhola) com, no máximo, 150 palavras.

    Palavras-chave ou palabras-clave (se o texto estiver sendo submetido em língua espanhola). Recomendamos a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), disponível em: http://decs.bvs.br.

    Todos os metadados devem ser preenchidos em: português, inglês e espanhol. Instrução: acessar "editar metadados" -> modificar "idioma do formulário" e "salvar cada idioma"

  3. Nos demais itens de metadados solicitados pela plataforma de submissão, o campo "Resumo da Biografia" é OBRIGATÓRIO e nele devem ser informados somente os seguintes dados, nesta ordem:

    • Último grau acadêmico obtido ou em andamento (com a sigla da instituição);
    • Instituição em que trabalha ou estuda atualmente;
    • Cidade, Estado (unidade da Federação), País;
    • Endereço eletrônico de todos os autores, além de endereço postal e telefone do autor que é contato principal do trabalho.

    Obs.: É também OBRIGATÓRIO o preenchimento do tópico “URL” com o link do currículo lattes de cada autor.

  4. Número de páginas: conter até 15 páginas em espaço simples;

    Fonte: deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12;

    Formatação da página: todas as margens de 2,5 cm, em modelo A4.

    Para destaque: usar negrito. 

  5. Deve ser retirada a identificação do arquivo do Word (para retirar a identificação do Word abra-o no Word na barra de títulos Arquivo/ Propriedades/ Resumo e exclua todas as informações). Esse procedimento garante o critério de sigilo da revista.

  6. Todos os endereços de URL no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

  7. Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos.

    Nestes casos, os autores devem encaminhar como Documento Suplementar o parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam as resoluções citadas.

  8. Segunda rodada de avaliação: se o parecer for de aprovação com correções obrigatórias, haverá a necessidade de uma segunda rodada de avaliação. Neste caso, a versão corrigida deverá ser submetida como documento suplementar à submissão original dentro do prazo informado na decisão editorial.

    O(s) autor(es) deve(m) prestar a atenção para as seguintes recomendações:

    1. Todas as correções realizadas na nova versão devem ser grafadas em cor VERMELHA.
    2. No caso do autor não concordar com alguma correção solicitada ou quiser prestar alguma informação complementar às revisões dos pareceristas, deve colocar sua argumentação no próprio texto, também em vermelho ou, se preferir, usando a ferramenta “Revisão/Novo Comentário” do Word.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão, serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos, que eles não estão sendo avaliados por outro(s) periódico(s), e que, caso aprovados, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.

Motrivivência adota para todos os textos publicados a licença Creative Commons, que permite o livre acesso ao seu conteúdo, vedado apenas o seu uso para fins comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na revista serão usados exclusivamente para os serviços necessários à editoração, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.