Exploração do trabalho infantil: em busca da cultura lúdica no âmbito da região da cana-de-açúcar do nordeste do Brasil.
DOI :
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p66Résumé
Esta investigação traz para o debate a problemática interdisciplinar e muldimensional da “exploração do trabalho infantil”, cujo objetivo primeiro é: “investigar no âmbito da exploração do trabalho infantil, o mundo da cultura lúdica das crianças trabalhadoras, empobrecidas e exploradas da Zona da Mata canavieira pernambucana, localizada no Nordeste brasileiro”. Nesse sentido, propõe-se a seguinte questão: “a lógica da exploração capitalista, com toda a sua carga destrutiva do trabalho alienado, conseguiu suprimir total ou parcialmente o tempo ‘livre’ das crianças para o usufruto da cultura lúdica?". Após algumas reflexões, busca-se fazer algumas relações entre trabalho, corpo, “tempo livre” e lazer na infância e por fim, algumas ressalvas sobre o brincar dessas crianças nos espaços e tempos que lhes são possíveis.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.