Exploração do trabalho infantil: em busca da cultura lúdica no âmbito da região da cana-de-açúcar do nordeste do Brasil.

Autores/as

  • Mauricio Roberto da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p66

Resumen

Esta investigação traz para o debate a problemática interdisciplinar e muldimensional da “exploração do trabalho infantil”, cujo objetivo primeiro é: “investigar no âmbito da exploração do trabalho infantil, o mundo da cultura lúdica das crianças trabalhadoras, empobrecidas e exploradas da Zona da Mata canavieira pernambucana, localizada no Nordeste brasileiro”. Nesse sentido, propõe-se a seguinte questão: “a lógica da exploração capitalista, com toda a sua carga destrutiva do trabalho alienado, conseguiu suprimir total ou parcialmente o tempo ‘livre’ das crianças para o usufruto da cultura lúdica?". Após algumas reflexões, busca-se fazer algumas relações entre trabalho, corpo, “tempo livre” e lazer na infância e por fim, algumas ressalvas sobre o brincar dessas crianças nos espaços e tempos que lhes são possíveis.

Biografía del autor/a

Mauricio Roberto da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (1977), mestrado em Educação Física - Universitat Frankfurt (Johann-Wolfgang-Goethe) (1986), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Estudos da Infância pela Universidade do Minho, Braga-Portugal (2007). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas à Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, exploração do trabalho infantil, lazer, metodologia da pesquisa e movimentos sociais. http://lattes.cnpq.br/4979244543748756

Publicado

2008-09-15

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua