Educação Ambiental: matéria relevante para as Ciências da Administração nas dimensões acadêmica e organizacional

Adelcio Machado dos Santos

Resumo


A educação ambiental vem, gradativamente, aproximando-se das Ciências da Administração. Aos poucos, adensa-se a inter-relação do meio ambiente com os aspectos do meio social, na busca de uma perspectiva organizacional, que contemple o respeito à pluralidade e à diversidade. Entretanto, as Ciências da Administração devem considerá-la, visto que os valores ecológicos adquiriram relevância para os usuários das organizações. Até por pragmatismo, colimando os efeitos da opinião pública, as organizações devem adotar políticas internas de educação ambiental. Esta deve se processar não apenas em ambientes escolares, mas também nas organizações em geral. Os impactos negativos de atos antiecológicos podem redundar em graves prejuízos. A gestão ambiental pode construir linhas específicas de formação para um curso de graduação em administração, à luz das diretrizes curriculares nacionais. Responsabilidade ambiental e vantagem competitiva. A pesquisa visa a avaliar a vantagem competitiva proporcionada pela educação ambiental, utilizando o método dedutivo, concluindo pela procedência da hipótese heurística.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Ciências da Administração.

Texto completo:

PDF PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.