Educação Ambiental: matéria relevante para as Ciências da Administração nas dimensões acadêmica e organizacional

Autores

  • Adelcio Machado dos Santos UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A educação ambiental vem, gradativamente, aproximando-se das Ciências da Administração. Aos poucos, adensa-se a inter-relação do meio ambiente com os aspectos do meio social, na busca de uma perspectiva organizacional, que contemple o respeito à pluralidade e à diversidade. Entretanto, as Ciências da Administração devem considerá-la, visto que os valores ecológicos adquiriram relevância para os usuários das organizações. Até por pragmatismo, colimando os efeitos da opinião pública, as organizações devem adotar políticas internas de educação ambiental. Esta deve se processar não apenas em ambientes escolares, mas também nas organizações em geral. Os impactos negativos de atos antiecológicos podem redundar em graves prejuízos. A gestão ambiental pode construir linhas específicas de formação para um curso de graduação em administração, à luz das diretrizes curriculares nacionais. Responsabilidade ambiental e vantagem competitiva. A pesquisa visa a avaliar a vantagem competitiva proporcionada pela educação ambiental, utilizando o método dedutivo, concluindo pela procedência da hipótese heurística.

Biografia do Autor

Adelcio Machado dos Santos, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Gestão Educacional. Bacharel em Direito. Docente e pesquisador da UNISUL e da UNIVALI. Advogado.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-12

Como Citar

dos Santos, A. M. (2007). Educação Ambiental: matéria relevante para as Ciências da Administração nas dimensões acadêmica e organizacional. Revista De Ciências Da Administração, 9(17), 132–149. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)