Identificação dos fatores determinantes do desempenho das empresas inseridas em redes horizontais

Autores

  • Breno Augusto Diniz Pereira UFSM - Santa Maria - RS
  • Jonas Cardona Venturini UFSM - Santa Maria - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho objetiva determinar o impacto do ingresso na rede para as organizações inseridas nesse formato organizacional. O estudo foi realizado por meio de levantamento (survey) desenvolvido junto a 135 empresas, sendo os dados analisados de forma predominantemente quantitativa. Os resultados demonstram que a variável “satisfação” está diretamente relacionada a variáveis que garantam o desenvolvimento da rede em um ambiente seguro, sem grandes modificações, assim possibilitando o alcance dos objetivos individuais. Dessa forma, identifica-se que as redes são instituições formadas para atingir determinados objetivos organizacionais, reduzindo as incertezas ambientais, mas não reduzindo o desejo de os agentes agirem isoladamente.

Biografia do Autor

Breno Augusto Diniz Pereira, UFSM - Santa Maria - RS

possui graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSH/UFSM) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, competitividade, redes de empresas, conflitos interorganizacionais, comportamento interorganizacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Jonas Cardona Venturini, UFSM - Santa Maria - RS

Possui graduação em Administração (2005) e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), faz Mestrado em Administração na UFSM, também é aluno da Especialização em Estatísitica e Modelagem Quantitativa na mesma instituição de ensino superior. No ano de 2008 obteve a aprovação no Doutorado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Empresarial, Relacionamentos Interorganizacionais, Redes de Empresas, Teoria das Organizações e Pesquisa em Administração.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-07-12

Como Citar

Pereira, B. A. D., & Venturini, J. C. (2006). Identificação dos fatores determinantes do desempenho das empresas inseridas em redes horizontais. Revista De Ciências Da Administração, 8(16), 260–279. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos