Identificação dos fatores determinantes do desempenho das empresas inseridas em redes horizontais

Breno Augusto Diniz Pereira, Jonas Cardona Venturini

Resumo


Este trabalho objetiva determinar o impacto do ingresso na rede para as organizações inseridas nesse formato organizacional. O estudo foi realizado por meio de levantamento (survey) desenvolvido junto a 135 empresas, sendo os dados analisados de forma predominantemente quantitativa. Os resultados demonstram que a variável “satisfação” está diretamente relacionada a variáveis que garantam o desenvolvimento da rede em um ambiente seguro, sem grandes modificações, assim possibilitando o alcance dos objetivos individuais. Dessa forma, identifica-se que as redes são instituições formadas para atingir determinados objetivos organizacionais, reduzindo as incertezas ambientais, mas não reduzindo o desejo de os agentes agirem isoladamente.

Palavras-chave


Redes; Satisfação; Performance estratégia interorganizacional; Networks; Satisfaction; Performance; Interorganizational strategy

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.