Objetivos organizacionais e os conflitos interorganizacionais: um estudo de caso nas agências franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Autores

  • Breno Augusto Diniz Pereira UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Wolowski Mussi

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

À luz dos desafios impostos pela nova realidade mundial e da necessidade de eliminar distorções criadas pela extensão a que foi levado o processo de adaptação dos correios brasileiros, a ECT adotou objetivos ambiciosos para os próximos anos. Com a mudança estratégica do Sistema Franchising, a ECT espera conseguir alcançar grande parte desses objetivos. No entanto, apesar da dimensão estratégica que o Sistema Franchising toma para a ECT, existem atualmente diversos conflitos no relacionamento entre franqueador e franqueados. Desta forma, constituiu-se o foco principal deste trabalho verificar qual a participação dos objetivos organizacionais na formação dos conflitos interorganizacionais entre a ECT e suas Agências Franqueadas. Pelo constatado, o tipo deconflito interorganizacional está diretamente relacionado às divergências de objetivos organizacionais.

Biografia do Autor

Breno Augusto Diniz Pereira, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/CCSH/UFSM) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, competitividade, redes de empresas, conflitos interorganizacionais, comportamento interorganizacional. http://lattes.cnpq.br/8919338859562451

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Pereira, B. A. D., & Mussi, C. W. (1999). Objetivos organizacionais e os conflitos interorganizacionais: um estudo de caso nas agências franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 36–48. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos