Comportamento do Consumidor: avaliação de alternativas e busca de informação na escolha de cursos superiores em Ciência da Computação

Autores

  • Érica Fernanda Silva Kalil Universidade Fumec
  • Cid Gonçalves Filho Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p131

Resumo

A computação, além de ser base dos diversos sistemas web, é responsável por um número crescente de empregos e pela geração de riqueza. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento do consumidor (alunos de graduação) na escolha do curso de Ciência da Computação nas fases de busca de informação e avaliação das alternativas. A amostra contou com 208 questionários por meio de pesquisa quantitativa. A internet foi a ferramenta mais utilizada no processo de busca de informação. Na avaliação das  alternativas, a escolha do curso está relacionada a fatores profissionais, sociais, pessoais e de conveniência, e que, para escolha da IES, pesam o valor do diploma no mercado, a marca e reputação, a qualidade de ensino, os professores e a infraestrutura. Para a academia, o artigo provê evidências empíricas do comportamento do consumidor, propondo um modelo explicativo de escolha de IES e um modelo hipotético de impacto da satisfação do aluno em suas intenções comportamentais.

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

Silva Kalil, Érica F., & Filho, C. G. (2012). Comportamento do Consumidor: avaliação de alternativas e busca de informação na escolha de cursos superiores em Ciência da Computação. Revista De Ciências Da Administração, 14(34), 131–154. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p131

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)