Antecedentes da Lealdade do Consumidor: um estudo empírico no mercado de telefonia celular

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalvez
  • Cid Gonçalves Filho
  • Paulo Augusto Gomes Ferreira
  • Ricardo Teixeira Veiga

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p136

Resumo

O mercado de telefonia móvel tem sido caracterizado por elevadas taxas de expansão em número de usuários, isso é promovido pelo potencial de mercado e rentabilidade das firmas. Se estabelece, então, um quadro de competição baseado em inovações de rupturas tecnológicas, portabilidade numérica, competição intensa entre as operadoras de telecomunicações e índices de movimentação na base de clientes. Estudos anteriores consideram elementos externos, como a satisfação e a qualidade, os principais antecedentes da lealdade. O modelo de pesquisa proposto neste trabalho inclui características pessoais como a inércia e a identidade saliente como antecedentes das intenções de lealdade e da lealdade real. Com base em uma survey com 270 clientes de telefonia móvel pós-paga, os resultados revelaram que a maioria das operadoras falha em criar a lealdade real, sendo que os custos da mudança e a inércia do consumidor apresentaram os impactos mais significativos na lealdade real. Os principais fatores apontados pelos consumidores como constituintes da qualidade dos serviços foram a qualidade das ligações, os serviços de valor agregado e a qualidade no atendimento. Os consumidores mostraram possuir baixa identidade com as operadoras, caracterizando uma relação meramente comercial. Além da discussão sobre as implicações acadêmicas, apresentam-se recomendações gerenciais para ganhos de satisfação do cliente e discussão sobre custos de mudança, a fim de aumentar a lealdade.

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Publicado

2009-12-08

Como Citar

Gonçalvez, C. A., Filho, C. G., Ferreira, P. A. G., & Veiga, R. T. (2009). Antecedentes da Lealdade do Consumidor: um estudo empírico no mercado de telefonia celular. Revista De Ciências Da Administração, 11(24), 136–168. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p136

Edição

Seção

Artigos