Avaliação do emprego das técnicas de análise de correspondência e análise de conglomerados em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Leandro Campi Prearo UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
  • Maria do Carmo Romeiro UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p52

Palavras-chave:

Métodos Quantitativos, Análise de Correspondência, Análise de Conglomerados, Comportamento do Consumidor.

Resumo

Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas as técnicas de análise de correspondência e análise de conglomerados, duas técnicas com grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo deste trabalho a análise da adequação do emprego destas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e a aferição do nível de acerto no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação destas técnicas classificadas na categoria de agrupamento.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Gouvêa, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PESQUISADORA E DOCENTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

MESTRE E DOUTORA PELA FEA/USP

Leandro Campi Prearo, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOCENTE E PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOUTORANDO E MESTRE EM MÉTODOS QUANTITATIVOS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Maria do Carmo Romeiro, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOCENTE E PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

MESTRE E DOUTORA PELA FEA/USP

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Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos