Avaliação do emprego das técnicas de análise de correspondência e análise de conglomerados em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior

Autores/as

  • Maria Aparecida Gouvêa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Leandro Campi Prearo UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
  • Maria do Carmo Romeiro UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p52

Resumen

Este artigo faz parte de um amplo estudo de avaliação da adequação no uso de técnicas estatísticas multivariadas em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior na área de marketing na temática do comportamento do consumidor entre 1997 e 2006. Neste artigo são focalizadas as técnicas de análise de correspondência e análise de conglomerados, duas técnicas com grande potencial de uso em estudos de marketing. Foi objetivo deste trabalho a análise da adequação do emprego destas técnicas às necessidades dos problemas de pesquisa apresentados nas teses e dissertações e a aferição do nível de acerto no atendimento de suas premissas. De forma geral, os resultados sugerem a necessidade de um aumento do comprometimento dos pesquisadores na verificação de todos os preceitos teóricos de aplicação destas técnicas classificadas na categoria de agrupamento.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Gouvêa, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PESQUISADORA E DOCENTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

MESTRE E DOUTORA PELA FEA/USP

Leandro Campi Prearo, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOCENTE E PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOUTORANDO E MESTRE EM MÉTODOS QUANTITATIVOS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Maria do Carmo Romeiro, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DOCENTE E PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

MESTRE E DOUTORA PELA FEA/USP

Publicado

2013-04-03

Cómo citar

Gouvêa, M. A., Prearo, L. C., & Romeiro, M. do C. (2013). Avaliação do emprego das técnicas de análise de correspondência e análise de conglomerados em teses e dissertações de algumas instituições de ensino superior. Revista De Ciencias De La Administración, 15(35), 52–67. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p52

Número

Sección

Articulos