É Possível Ensinar Empreendedorismo? Análise Comparativa com Estudantes Brasileiros

Cristiana Fernandes De Muylder, Alexandre Teixeira Dias, Cláudio Luiz de Souza Oliveira

Resumo


É possível ensinar empreendedorismo? Essa foi a questão que norteou a pesquisa a uma escola de empreendedorismo no Brasil. Uma pesquisa do tipo survey foi realizada em escola de nível médio brasileira. O método quantitativo foi escolhido para pesquisar a população de 313 estudantes da escolha escolhida, sendo que destes, 175 eram calouros e 138 formandos do ensino médio. Foi possível perceber que os alunos calouros e formandos reconhecem o treinamento e o ensino com foco no empreendedorismo como fator que contribui a sua escolha de ser empreendedor embora apresentem algumas divergências de opinião. Os estudantes consideraram que capacidade inovativa, capacidade de lidar com riscos e a maturidade profissional importantes fatores para condução do sucesso do negócio. Foi ainda sugerido como estudo futuro que a pesquisa compare escolas sem foco no empreendedorismo e bases em outros países.

Palavras-chave


Educação; Empreendedor; Empreendedorismo; Inovação; Aprendizagem

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p82

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.