O Processo de Identificação e Exploração de Oportunidade Empreendedora com base no Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i

Autores

  • Adson da Rocha Pita Albuquerque Mestrado em Administração, Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal de Sergipe- Mestrado em Administração

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p25

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Empreendedorismo, Oportunidade Empreendedora, Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i

Resumo

A análise da oportunidade empreendedora é um tema central no campo do empreendedorismo e se refere a descoberta, identificação e exploração de oportunidades de negócios. O objetivo desse estudo é analisar o processo de identificação e exploração de oportunidade empreendedora com base no Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i de Crossan, Lane e White. Este estudo é qualitativo e utiliza a estratégia de estudo de caso único. As evidências mostram que os empreendedores passaram pelo estágio de intuição, no qual o aprendizado se inicia com a idealização do negócio. Na fase de interpretação, a aprendizagem ocorre na rede informal dos empreendedores, especificamente com a família. Na fase de integração, a relação com a rede formal é essencial para a aprendizagem organizacional. Por fim, a institucionalização quando a aprendizagem se incorpora à organização, por meio das rotinas e processos internos, bem como do planejamento de expansão do negócio.

 

Biografia do Autor

Adson da Rocha Pita Albuquerque, Mestrado em Administração, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Propadm- Mestrado em Administração, Universidade Federal de Sergipe

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe- Mestrado em Administração

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007). Professora do Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Artigos