Empreendedorismo público e orientação empreendedora em instituições federais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p44Resumo
Instituições acadêmicas públicas precisam ser orientadas à empreender e pesquisadores consideram de fundamental importância investigar a orientação empreendedora no interior dessas instituições. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o nível de orientação empreendedora em duas instituições federais de ensino no Estado de Sergipe com base nas dimensões de Lumpkin e Dess (1996). Este estudo é quantitativo e o método de pesquisa adotado foi survey. Foi realizado mediante aplicação de questionário fechado com vinte e três assertivas, utilizando a escala Likert de 5 pontos. As unidades de análise foram duas instituições públicas no Estado de Sergipe: Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). Para análise dos dados utilizou-se análise fatorial das dimensões inovatividade, assunção de riscos, proatividade, agresssividade competitiva e autonomia. Os resultados evidenciaram a existência de orientação empreendedora, ainda que de forma incipiente, nas duas instituições do setor público, apontando a necessidade de reestruturação dessas instituições.
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