Empreendedorismo público e orientação empreendedora em instituições federais de ensino

Autores

  • Simone Freitas Araújo Lima Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiane Feitoza Dantas Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Rivanda Meira Teixeira Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe
  • Moisés Araújo Almeida Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p44

Resumo

Instituições acadêmicas públicas precisam ser orientadas à empreender e pesquisadores consideram de fundamental importância investigar a orientação empreendedora no interior dessas instituições. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o nível de orientação empreendedora em duas instituições federais de ensino no Estado de Sergipe com base nas dimensões de Lumpkin e Dess (1996).  Este estudo é quantitativo e o método de pesquisa adotado foi survey. Foi realizado mediante aplicação de questionário fechado com vinte e três assertivas, utilizando a escala Likert de 5 pontos. As unidades de análise foram duas instituições públicas no Estado de Sergipe: Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). Para análise dos dados utilizou-se análise fatorial das dimensões inovatividade, assunção de riscos, proatividade, agresssividade competitiva e autonomia. Os resultados evidenciaram a existência de orientação empreendedora, ainda que de forma incipiente, nas duas instituições do setor público, apontando a necessidade de reestruturação dessas instituições. 

 

Biografia do Autor

Simone Freitas Araújo Lima, Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do PROPADM-Servidora da UFS

Cristiane Feitoza Dantas, Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do PROPADM-Servidora da UFS

Rivanda Meira Teixeira, Mestrado em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro.  Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2007).  Professora do Mestrado em Administração (PROPADM).

Moisés Araújo Almeida, Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

Doutor em Administração pela UFPE. Professor do Mestrado em Administração da UFS (PROPADM).

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

Lima, S. F. A., Dantas, C. F., Teixeira, R. M., & Almeida, M. A. (2018). Empreendedorismo público e orientação empreendedora em instituições federais de ensino. Revista De Ciências Da Administração, 20(50), 44–60. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2018v20n50p44

Edição

Seção

Artigos